[weglot_switcher]

Sonae anuncia MBO das marcas MO e Zippy com a atual equipa de gestão

O consórcio comprador é composto por Francisco Pimentel, CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio, da Oxy Capital. A operação representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros.
26 Maio 2025, 17h00

A Sonae estabeleceu um acordo para a venda dos negócios de moda MO e Zippy a um consórcio composto por Francisco Pimentel, atual CEO da MO, e pelo Fundo Mercúrio, da Oxy Capital. A operação representa um encaixe de cerca de 20 milhões de euros para a Sonae e espera-se que fique concluída até ao final do primeiro semestre de 2025, refere o grupo vendedor em comunicado.

O acordo de venda constitui um MBO (Management Buy Out), ou seja, uma aquisição pela atual equipa de gestão, demonstrando a sua aposta e compromisso com o negócio. Para a Sonae, é uma operação que se enquadra na estratégia de gestão ativa do portefólio, procurando encontrar as melhores oportunidades de desenvolvimento para os seus negócios.

João Dolores, CFO da Sonae, refere, citado pelo comunicado: “Estamos muito satisfeitos com esta operação e com o que ela significa para todas as partes envolvidas. A Sonae tem vários casos de MBO de sucesso na sua história, que revelam a cultura empreendedora dos nossos gestores e a nossa capacidade de projetar empresas para além do perímetro do Grupo. Estamos num negócio enquanto formos o seu melhor acionista. Quando surgem oportunidades melhores para as empresas e para as suas pessoas, que estejam enquadradas com os nossos valores, como neste caso, procuramos concretizá-las. Quero agradecer a todas as pessoas das equipas MO e Zippy pelo seu profundo empenho e compromisso ao longo dos anos e deixar a todos votos de muito sucesso”.

Francisco Pimentel afirma, também citado pelo documento: “É uma honra fazer parte do legado de MBO da Sonae, que refletem a cultura de valorização do talento e de promoção do empreendedorismo interno do Grupo. Assumimos esta nova etapa com muito entusiasmo e orgulho nas marcas que temos, estando cientes da grande responsabilidade acrescida para todos na MO, assim como para a Catarina Leão e a equipa da Zippy. Acreditamos que este passo de maior autonomia é o mais adequado e será especialmente propício ao desenvolvimento e sucesso sustentado destes negócios”.

A MO e a Zippy são marcas fundadas na Sonae com percursos sólidos de desenvolvimento no Grupo, desde 1995 e 2004, respetivamente. Atualmente, ocupam posições de liderança nos seus segmentos em Portugal e contam com uma presença internacional significativa.

A MO é um retalhista especializado em moda e acessórios para toda a família, detentor de mais de 120 lojas de moda em Portugal, e com uma área de negócio dedicada à gestão da categoria têxtil em retalhistas internacionais de referência. A Zippy é especialista no universo infantil e está presente em mais de 40 países através de uma estratégia multicanal que inclui lojas próprias e franchising.

“A conclusão da operação está sujeita ao cumprimento das condições habituais para transações desta natureza, incluindo a aprovação pela autoridade da concorrência, esperando-se que fique concluída ainda durante o primeiro semestre de 2025”, conclui o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.