Sonae conclui venda de 17 lojas Worten Espanha à MediaMarkt

A transação gerou um encaixe de cinco milhões de euros para a Worten. O grupo pretende assim aumentar as suas vendas no segmento online, que continua a crescer impulsionado pela pandemia, mas também pelos novos hábitos de consumo.

Sonae

O grupo Sonae, através da Sonae SGPS, anunciou esta segunda-feira que, “conforme comunicado a 13 de janeiro de 2021, foi concluída a transação realizada pela sua subsidiária Worten – Equipamentos do Lar, relativa à venda de 17 lojas em Espanha Continental à Media Markt Saturn S.A.U, na sequência da aprovação por parte da autoridade da concorrência competente”, segundo comunicado enviado à CMVM.

Esta transação gerou um encaixe de cinco milhões de euros para a Worten, refere ainda o documento, que especifica que, “quanto ao impacto nas contas consolidadas da Sonae, estima-se uma redução de 1% no volume de negócios consolidado e um aumento de aproximadamente 0,1 pontos percentuais da margem EBITDA subjacente consolidada, relativamente a 2019”.

Conforme previamente anunciado, “esta transação faz parte de uma reorganização mais ampla que inclui ainda o encerramento de 14 lojas adicionais em Espanha Continental. No total, esta reorganização terá um impacto estratégico e financeiro significativo na Worten, com um aumento esperado da margem EBITDA subjacente de 5,2% em 2019 para um valor superior a 6,5% após a reorganização”.

A Sonae avança assim na reestruturou da operação da Worten em Espanha, concentrando-se no canal online. Depois de vender 17 lojas à Media Markt e encerrar outras 14, permanecerão abertas apenas as 16 com melhor desempenho, informou anteriormente o grupo em comunicado enviado à CMVM.

As vendas através do canal online em Espanha têm vindo a “crescer significativamente nos últimos anos”, tendo nos primeiros nove meses do ano passado, período marcado pela pandemia, mais do que duplicado face ao período homólogo. Este desempenho “veio acelerar a decisão de focar a operação na loja online e nas 16 lojas físicas com maior rentabilidade”, assinala a empresa.

Relacionadas

Worten Espanha vende 17 lojas à MediaMarkt

Decisão do grupo Sonae – que não é para repetir no mercado nacional – pretende assegurar a rentabilidade da sua operação naquele mercado em 2021. A empresa foca a sua operação na loja online e nas 16 lojas físicas com maior rentabilidade em Espanha.
Recomendadas

Balsemão: “Este livro não é, nem pretende ser, um ajuste de contas”

A apresentação do livro de 962 páginas, onde o patrão do Expresso e da SIC, conhecido jornalista, empresário e político relata as suas Memórias, coube a Luís Marques Mendes e Clara Ferreira Alves. “Devemos agradecer às pessoas que nos fazem felizes”, disse Balsemão, citando Proust.

Caixa não pode “descurar o rigor” nem cometer “erros” após boas notícias, diz Paulo Macedo

“Se a Caixa se mantiver competitiva, se a Caixa assegurar uma boa ‘governance’, se a Caixa mantiver um rigor de crédito e melhorar as suas práticas e cada vez tiver mais próxima do cliente, se não fizer o oposto disto, eu acho que apesar do negócio bancário estar muito difícil, e dos proveitos ‘core’ bancários preverem-se estar estagnados, a Caixa tem uma boa base para prosseguir o seu caminho”, disse o CEO da CGD.

Moody’s sobe rating da CP

“A subida tem em conta as fortes ligações entre a Comboios de Portugal e o soberano, do qual recebe um apoio financeiro considerável”, considerou Francesco Bozzano, o analista da empresa na agência norte-americana, onde tem o cargo de analista vice-presidente-sénior.
Comentários