Grande parte do empreendimento turístico da Sonae em Tróia já está vendido ou alugado. Em entrevista ao Jornal Económico, o diretor-geral do empreendimento Tróia Resort diz que o grupo Sonae já atingiu vendas de 200 milhões de euros com estes projeto. A maioria dos compradores, de 30 nacionalidades diferentes, são portugueses.
Qual o investimento efetuado pela Sonae Capital desde o início no Tróia Resort?
A Sonae investiu cerca de 400 milhões de euros no projeto, valor que inclui, entre outros investimentos, a renovação integral das infraestruturas da Península de Tróia, a renovação das unidades hoteleiras e do campo de golfe de que é proprietária, o desenvolvimento e promoção de 546 unidades turísticas e residenciais, a renovação da frota e das instalações de apoio da Atlantic Ferries, empresa concessionária da travessia fluvial entre Setúbal e Tróia, e mais recentemente o One Tróia José Mourinho Training Centre. Este valor não contempla o investimento realizado pela Amorim Turismo no Tróia Design Hotel e Casino de Tróia.
Quais são os grandes números do projeto Tróia Resort?
A Área de Desenvolvimento Turística (ADT) de Tróia distribui-se por 1.057 hectares, que tem previsto um índice de construção de apenas 6%. O projeto atual contempla cerca de 15.300 camas, o que representou uma redução em cinco vezes, do número que estava previsto no projeto original desenvolvido para a península. Destas 15.300 camas, cerca de 9.000 já estão desenvolvidas, das quais cerca de 6.300 são pré-existências do projeto anterior.
A Sonae Capital, entre 2005 e 2008, construiu 450 unidades, entre apartamentos turísticos e moradias. Atualmente, os compradores dividem-se por 30 nacionalidades diferentes, de quatro continentes (Europa, América, África e Ásia). A maioria dos compradores são portugueses, que até à data representam 54% do total de clientes.
A Sonae Capital é o único proprietário do Tróia Resort?
A Sonae Capital é a entidade promotora do Tróia Resort que, com uma área de 486 hectares, representa cerca de 50% da totalidade Área de Desenvolvimento Turística da península de Setúbal.
Como têm evoluído as vendas?
O projeto Tróia Resort, e as unidades detidas e geridas pela Sonae Capital, nomeadamente as unidades Aqualuz e Tróia Residence (apartamentos e moradias de proprietários sob gestão da Sonae Capital) têm registado, desde 2009, um crescimento médio anual acima dos dois dígitos, o que revela a afirmação deste projecto no quadro nacional, em que, para o mesmo período, registou um crescimento médio de cerca de 6%. Para esta evolução muito positiva, destaca-se o Tróia Residence, cujas receitas têm vindo a registar, desde 2014, um crescimento médio anual de cerca de 20%, fruto do aumento de unidades em exploração e do número de clientes.
Estes valores só são possíveis devido ao reconhecimento dos clientes da qualidade do projeto e serviços associados, aliados ao enquadramento e à beleza natural da península de Tróia, situada a menos de uma hora de Lisboa, paredes meias com a Comporta.
Quanto é que já foi construído e comercializado do plano inicial do projeto?
Por opção estratégica, as primeiras duas fases do projeto, foram desenvolvidas na totalidade em três anos, entre setembro de 2005 e setembro de 2008. Do total das 450 unidades construídas, entre apartamentos e moradias, e dos 96 lotes desenvolvidos, já foram vendidas mais de 400 unidades, num valor total superior a 200 milhões de euros.
Neste momento, já foram concluídas as vendas dos apartamentos turísticos Praia Arrábida e Atlântico, estando a ser comercializadas a ultimas unidades dos apartamentos turísticos da marina. Existem ainda unidades disponíveis nos apartamentos Ácala, na zona central de Tróia, e moradias no Ocean Village. Estão ainda disponíveis lotes de terreno para a construção de moradias, que têm registado uma elevada procura nos últimos dois anos.
Estas unidades integram o Tróia Resort e contam com o apoio de um conjunto de serviços, destacando-se a segurança privada, a recepção 24 horas por dia, os serviços de limpeza e manutenção, e uma equipa dedicada aos proprietários que inclui um serviço de concierge exclusivo.
Quanto já valorizou o investimento para particulares desde o arranque?
Existindo a liberdade de os proprietários optarem pelos períodos de exploração, em função de uma gestão individual, não é possível individualizar o retorno por unidade. No entanto, se considerarmos uma análise global da evolução do Tróia Residence, marca que agrega as unidades de proprietários em exploração, verificamos que as receitas têm vindo a registar, desde 2014, um ritmo de crescimento de cerca de 20% ao ano.
Quais as perspetivas de novos investimentos da Sonae Capital neste segmento de negócio em Portugal e noutros mercados?
A Sonae Capital em Tróia, mantém o seu foco na melhoria das suas operações, quer em termos de resultados quer no serviço aos seus clientes. Para além deste foco estratégico, em 2017 inaugurámos o One Tróia José Mourinho Training Centre, que tem contribuído muito positivamente para melhorar a ocupação em Tróia, nomeadamente fora da época alta e junto dos mercados internacionais.
Artigo publicado na edição digital do Jornal Económico. Assine aqui para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão.
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