[weglot_switcher]

Sonae Sierra, APG, Allianz e Elo criam joint venture para investir 1.800 milhões em centros comerciais prime

As quatro empresas fecharam o acordo para a criação de uma joint venture estratégica composta por seis centros comerciais de referência na Ibéria, com um valor bruto de ativos que excede os 3.000 milhões de euros (1.800 milhões de euros numa base proporcional).
29 Fevereiro 2020, 12h13

A Sonae Sierra, a APG, a Allianz e a Elo chegaram a acordo para a criação de uma joint venture estratégica composta por 6 centros comerciais de referência na Ibéria, com um valor bruto de ativos que excede os 3.000 milhões de euros (1.800 milhões de euros numa base proporcional), informou a Sonae Sierra em comunicado enviado este sábado, 29 de fevereiro, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta transação foi concluída hoje e não se encontra sujeita a aprovações adicionais. O Sierra Prime inclui três ativos na área metropolitana de Lisboa – Centro Colombo, Centro Vasco da Gama e CascaiShopping, o NorteShopping na área metropolitana do Porto, e dois ativos em Málaga – Plaza Mayor e o recentemente inaugurado McArthurGlen Designer Outlet Málaga.

Estas propriedades representam em conjunto cerca de 380 mil m2 de área bruta locável (ABL) em localizações prime em Portugal e Espanha, recebendo cerca de 90 milhões de visitantes por ano. Cada investidor deterá 25% dos interesses económicos da joint venture, cujo horizonte temporal é de 15 anos.

“A Allianz Real Estate, em representação das várias companhias de seguro do grupo Allianz, e a Elo, uma empresa de seguros de pensões, adquiriram uma participação de 25% cada à Sonae Sierra e à APG. A transação resultará num encaixe de aproximadamente 525 milhões de euros para a Sonae Sierra e APG, permitindo-lhes simultaneamente manter uma exposição significativa a estes ativos”, indica o documento.

“Esta é uma transação histórica para o mercado de imobiliário de retalho na Ibéria e para a Sonae Sierra. Estamos muito satisfeitos por dar continuidade à nossa bem-sucedida parceria de longa duração com a APG, e, simultaneamente, entusiasmados por dar as boas-vindas à Allianz e Elo ao Sierra Prime”, afirma Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, acrescentando que “a Sonae Sierra irá manter a gestão dos centros comerciais e estamos totalmente comprometidos com o desenvolvimento e crescimento deste portefolio único que é o Sierra Prime”.

Por sua vez, Robert-Jan Foortse, responsável da APG European Property Investments, refere estar “muito satisfeito por fazer parte da criação do Sierra Prime, o que nos permite manter a exposição a estes ativos e simultaneamente juntarmos a Allianz e a Elo, dois investidores institucionais de referência, como nossos futuros parceiros”.

Timo Stenius, diretor da Elo, salienta que os “centros comerciais fazem parte do portefolio diversificado de imobiliário da Elo e o nosso foco está nos melhores e mais dominantes centros comerciais que vão de encontro às expectativas presentes e futuras dos consumidores. Estamos muito satisfeitos por concretizar o nosso primeiro investimento em imobiliário no mercado ibérico, em conjunto com investidores institucionais de referência”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.