[weglot_switcher]

Sonae Indústria vai encerrar fábrica da LaminatePark na Alemanha

Face ao crescendo de concorrência, o grupo considerou que não havia caminho para a recuperação da produtora de laminados. O encerramento dar-se-há no final do presente exercício. A Tafisa Canadá também passa por um período difícil.
19 Fevereiro 2019, 17h13

A Sonae Indústria SGPS enviou um comunicado à CMVM no qual informa que a LaminatePark GmbH & Co KG (“LaminatePark”) anunciou a intenção de encerrar, no final de 2019, as atividades da sua fábrica em Eiweiler (Alemanha). A LaminatePark é uma parceria entre a Sonae Arauco e a Tarkett para a produção e venda de pavimentos laminados de MDF/HDF.

O Comité Económico e o Conselho de Trabalhadores da LaminatePark foram informados e iniciaram-se as discussões formais. “Esta intenção deve-se ao fraco desempenho financeiro histórico da LaminatePark. A LaminatePark opera num mercado muito competitivo que foi significativamente afetado pela queda dos volumes de vendas de pavimentos laminados e de MDF/HDF na Europa Ocidental, em particular durante o ano de 2018, o que levou a níveis muitos baixos de utilização da capacidade”, refere o comunicado.

A decisão foi tomada tendo em conta que não existem perspetivas razoáveis de recuperação material da sua rentabilidade financeira no médio prazo. “Na sequência de testes de imparidade, a Sonae Arauco reconheceu uma perda por imparidade nas suas contas consolidadas pela totalidade do valor contabilístico no final de 2018 do investimento no empreendimento conjunto LaminatePark e do seu empréstimo de acionista àquela empresa”.

O impacto desta perda por imparidade nos resultados consolidados da Sonae Indústria (considerando o método de equivalência patrimonial da Sonae Arauco nos resultados consolidados da Sonae Indústria) “é um custo estimado em cerca de oito milhões de euros.

Adicionalmente, “a Sonae Indústria informa que, no âmbito da preparação das demonstrações financeiras de 2018, estima que os resultados do EBITDA do quarto trimestre de 2018 serão significativamente afetados por uma menor rentabilidade operacional da subsidiária integralmente detida Tafisa Canada Inc”.

A redução do EBITDA recorrente da Tafisa Canada no 4T18 é parcialmente explicada pelo impacto negativo de um incêndio na maior das suas duas linhas de aglomerado de partículas que ocorreu na segunda metade de novembro, apenas alguns dias após a paragem anual da linha, levando a volumes de produção significativamente inferiores (quase duas semanas adicionais de paragem além da paragem anual para manutenção) e a um aumento significativo dos custos de manutenção. “O EBITDA recorrente consolidado, não auditado, da Sonae Indústria no quatro trimestre de 2018 é estimado em quatro milhões de euros, que compara com os resultados do mesmo período do ano passado (7,3 milhões) e do terceiro triumestre de 2018 (8,6 milhões.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.