A Sonangol, petrolífera estatal angolana, passa a integrar, com uma participação de 10%, o grupo empreiteiro do Bloco 15, após assinatura de um contrato entre a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG) e a ExxonMobil.
O acordo assinado, na segunda-feira, entre a ANPG, na qualidade de entidade concessionária, reguladora e fiscalizadora do setor no segmento ‘upstream’ (exploração e produção petrolífera), e a ExxonMobil, operadora do Bloco 15 em Angola, estabelece a alteração do atual contrato de partilha de produção do referido bloco.
A ANPG informa, numa nota de imprensa distribuída hoje, que como parte do acordo, a licença de produção do Bloco 15 será estendida até 2032, passando a Sonangol a ser parte integrante do grupo empreiteiro, com 10%, em coparticipação com a ExxonMobil (36%), a BP Exploration (24%), a ENI Angola Exploration (18%) e a Equinor Angola (12%).
“A assinatura do contrato acontece na sequência do Acordo de Compromisso rubricado em 05 de junho do ano passado, permitindo à ExxonMobil executar um programa de perfuração de vários anos no Bloco e instalar uma nova tecnologia, no sentido de aumentar a capacidade das linhas de fluxo submarinas existentes”, refere-se na nota.
A execução deste projeto vai gerar cerca de mil empregos locais, prevendo-se uma produção diária de aproximadamente 40 mil barris de petróleo adicionais.
“Por meio deste acordo, a ExxonMobil e os seus parceiros contribuirão para o incremento dos investimentos necessários para aumentar a produção a curto prazo e gerar mais empregos a nível local”, considerou o presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, citado na nota.
Por sua vez, o diretor-geral da ExxonMobil em Angola, Andre Kostelnik, frisou que “esta colaboração com a ANPG permitirá ao Bloco 15 otimizar a recuperação e adicionar a produção de petróleo a partir de campos maduros”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com