[weglot_switcher]

Sondagem. Chega iguala PCP nas intenções de voto

De acordo com este barómetro, o Chega tem hoje 6,2% das intenções de voto, o mesmo que a CDU alcança e mais do que CDS-PP, Iniciativa Liberal, Livre e PAN.
  • Mário Cruz/Lusa
30 Janeiro 2020, 10h01

Se as eleições legislativas fossem hoje o Chega, partido liderado por André Ventura, teria quase cinco vezes mais votos do que o resultado eleitoral de 6 de outubro de 2009, dá conta o “Correio da Manhã” esta quinta-feira, 30 de janeiro, citando dados de uma sondagem da Intercampus. De acordo com este barómetro, o Chega tem hoje 6,2% das intenções de voto, o mesmo que a CDU alcança, mais do que CDS-PP, Iniciativa Liberal, Livre e PAN.

Esta sondagem representa um crescimento de cinco pontos percentuais nas intenções de voto do Chega, face aos 5,7% verificados em dezembro de 2019. O Chega só ficaria atrás de PS. PSD e Bloco de Esquerda.

Já PS, partido do Governo, registou 32,8% das intenções de voto, quando o PSD conseguiria 25,8%. Já no caso do Bloco de Esquerda verificam-se 11,9% das intenções de voto.

No caso do PSD, verifica-se um aumento de apenas 0,1 ponto percentual nas intenções de voto, face ao mês de dezembro, depois da reeleição de Rui Rio para para a presidência dos sociais-democratas.

Surpresa é verificar que as intenções de voto no CDS-PP, agora liderado por Francisco Rodrigues dos Santos, caíram de 3,9%, em dezembro, para 1,9%. Esta estimativa coloca os centristas atrás do Iniciativa Liberal, que acolheu 2,3% das intenções de voto nesta sondagem.

Comparativamente, esta sondagem determinou as seguintes intenções de voto: PS (32,8%); PSD (25,8%); Bloco de Esquerda (11,9%); CDU (6,2%); Chega (6,2%); Iniciativa Liberal (2,3%); CDS-PP (1,9%); Livre (1,7%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.