PremiumSondagem: PS alarga vantagem mas fica abaixo da maioria absoluta

Socialistas chegam a 38,4% nas intenções de voto em setembro, atingindo o valor mais alto de 2019, enquanto o PSD cai para o mais baixo, com 20,6%. Mas muitos não querem Costa ou Rio no poder, conclui o Barómetro Político de Setembro da Aximage que passa a ser publicado pelo Jornal Económico.

Cristina Bernardo

O Barómetro Político de Setembro da Aximage, que a partir deste mês passa a ser publicado pelo Jornal Económico, indica que o PS atingiu o valor de intenções de voto mais elevado deste ano, com 38,4% (mais 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior), alargando ainda mais o fosso cavado em relação ao PSD, que atinge o mínimo de 2019 devido à ligeira queda (0,1 pontos percentuais) que o deixa com apenas 20,6%. Um cenário que, a confirmar-se, será o pior de sempre para os sociais-democratas em eleições legislativas.

Apesar da enorme vantagem dos socialistas, a meta da maioria absoluta na próxima Assembleia da República continua a revelar-se improvável. Nem o fosso cavado em relação ao segundo partido nas intenções de voto, algo que tenderá a favorecer a eleição de mais deputados nos diversos círculos eleitorais devido ao método de Hondt, que potencia a representação dos mais votados, acumulam-se indícios de que a meta continua a ser difícil de alcançar por António Costa.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Recomendadas

PremiumUma marisqueira Luminosa no centro da capital

O desafio foi-nos lançado pelo chef João Pedro Costa. Em duas partes.

PremiumSector da nanotecnologia garante emprego a 400 mil

A nanotecnologia tem tido um papel crucial no que diz respeito ao mercado de trabalho, gerando emprego direto no sector dos nanomateriais em número elevado.

PremiumUnicórnio brasileiro Vtex vai abrir escritório em Lisboa

A equipa em Portugal terá a cargo o módulo “Catálogo”, um dos primeiros a ser desenvolvidos pela tecnológica, tido como o coração do comércio eletrónico.
Comentários