[weglot_switcher]

Sondagem: PS alarga vantagem mas fica abaixo da maioria absoluta

Socialistas chegam a 38,4% nas intenções de voto em setembro, atingindo o valor mais alto de 2019, enquanto o PSD cai para o mais baixo, com 20,6%. Mas muitos não querem Costa ou Rio no poder, conclui o Barómetro Político de Setembro da Aximage que passa a ser publicado pelo Jornal Económico.
  • Cristina Bernardo
13 Setembro 2019, 07h50

O Barómetro Político de Setembro da Aximage, que a partir deste mês passa a ser publicado pelo Jornal Económico, indica que o PS atingiu o valor de intenções de voto mais elevado deste ano, com 38,4% (mais 0,3 pontos percentuais do que no mês anterior), alargando ainda mais o fosso cavado em relação ao PSD, que atinge o mínimo de 2019 devido à ligeira queda (0,1 pontos percentuais) que o deixa com apenas 20,6%. Um cenário que, a confirmar-se, será o pior de sempre para os sociais-democratas em eleições legislativas.

Apesar da enorme vantagem dos socialistas, a meta da maioria absoluta na próxima Assembleia da República continua a revelar-se improvável. Nem o fosso cavado em relação ao segundo partido nas intenções de voto, algo que tenderá a favorecer a eleição de mais deputados nos diversos círculos eleitorais devido ao método de Hondt, que potencia a representação dos mais votados, acumulam-se indícios de que a meta continua a ser difícil de alcançar por António Costa.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.