[weglot_switcher]

S&P revê perspetiva da NOS para Positiva e reafirma rating ‘BBB-‘

A menor necessidade de investimentos em 5G e fibra permitirá uma melhoria do free cash flow operacional (FOCF) para um patamar que poderá suportar um futuro upgrade do rating para ‘BBB’.
15 Maio 2025, 17h51

A S&P Global Ratings reviu a sua perspetiva do rating de crédito da NOS de Estável para Positiva, ao mesmo tempo que reafirmou o rating de crédito de longo prazo da empresa em ‘BBB-’.

Esta revisão, de acordo com a agência de notação financeira, reflete “a trajetória consistente de redução do endividamento da empresa e o reforço da sua posição competitiva como segundo maior operador de telecomunicações em Portugal, assente numa infraestrutura moderna e fortemente investida nas redes móvel e fixa”.

Segundo a S&P, a NOS está bem posicionada para enfrentar um aumento da concorrência, “mantendo uma elevada taxa de convergência de serviços (cerca de 71%), bem como de cobertura de redes de nova geração: a rede 5G tem uma cobertura de 99,6% e a rede de fibra chega a 5,8 milhões de casas”.

A S&P prevê ainda que a menor necessidade de investimentos em 5G e fibra permitirá uma melhoria do free cash flow operacional (FOCF) para um patamar que poderá suportar um futuro upgrade do rating para ‘BBB’.

Apesar da aquisição da Claranet Portugal por 150 milhões de euros, a S&P estima que o nível de endividamento ajustado da NOS se manterá abaixo da sua política financeira de cerca de 2x Dívida Líquida Financeira/ EBITDA AL.

A alteração da perspetiva de Estável para Positiva traduz “um sinal de confiança na solidez financeira e operacional da NOS e deverá contribuir para o acesso da empresa a financiamento em condições competitivas”, refere a operadora em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.