O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) confirma o “avanço positivo das negociações” com o Consórcio Newtour/MS Aviation, no âmbito do processo de aquisição da Azores Airlines.
“As equipas negociais do SPAC e do Consórcio encontram-se a ultimar os detalhes do documento, que será posteriormente submetido à apreciação e votação dos Pilotos, em Assembleia de empresa, marcada para domingo, 9 de novembro”, anuncia o sindicato em comunicado.
O SPAC relata que “após as reuniões realizadas, foram identificados ontem alguns dos princípios fundamentais que servirão de base a um entendimento final entre as partes, entendimento que foi considerado fundamental para fechar uma proposta vinculativa para a compra da Azores Airlines, a ser formalizada pelo Consórcio até dia 10 de novembro”.
“A recente desclassificação de informação operacional da companhia aérea, solicitada pelo SPAC, veio permitir uma maior transparência e criar condições mais favoráveis para a condução das conversações com o potencial comprador, reforçando a confiança entre todos os intervenientes”, acrescenta.
A posição do sindicato surge numa altura em que está a ser negociada a privatização da Azores Airlines (empresa do grupo SATA que opera do arquipélago dos Açores para o exterior) com o consórcio Newtour/MS Aviation, tendo o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) admitido a possibilidade de uma negociação particular ou o encerramento da companhia, caso não seja possível alcançar um acordo.
“O Sindicato tem pautado a sua atuação por um compromisso firme com a resolução de problemas e a construção de soluções equilibradas, que salvaguardem os interesses dos Pilotos, da Empresa e dos Açores. Esta postura tem permitido aproximar posições e abrir caminho a uma solução que sirva o futuro da Azores Airlines e da sua Equipa”, sublinha Frederico Saraiva de Almeida, vice-presidente do SPAC.
“O Sindicato reitera a sua total disponibilidade para continuar a trabalhar de forma construtiva, com responsabilidade e transparência, em prol de um desfecho positivo deste processo, que considera determinante para a estabilidade e sustentabilidade do setor da aviação comercial nacional”, conclui.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com