O foguetão Falcon 9 da empresa de transporte espacial, SpaceX que transporta um satélite GPS no valor de 439 milhões de euros construído pela Lockheed Martin descolou de Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos às 8:51 hora local, naquela que é a primeira missão espacial de segurança nacional desta empresa para o país norte-americano, revela a agência “Reuters”.
Os quatro lançamentos anteriores programados na última semana, incluindo um no sábado, foram cancelados devido a problemas climáticos e técnicos.
O agora lançamento bem-sucedido é uma vitória significativa para a empresa de foguetões privada do multimilionário Elon Musk, que passou anos a tentar entrar no mercado lucrativo de lançamentos espaciais militares dominados pela Lockheed e pela Boeing.
A SpaceX processou a Força Aérea dos EUA em 2014 por causa da concessão militar de um contrato multimilionário de não competição por 36 lançamentos de foguetões à United Launch Alliance, uma parceria entre a Boeing e a Lockheed. O processo acabou por cair em 2015 depois da Força Aérea concordar em abrir a concorrência.
No ano seguinte, a SpaceX ganhou um contrato da Força Aérea no valor de 72 milhões de euros para lançar o satélite GPS III, que terá uma vida útil de 15 anos.
Estee satélite é o primeiro a ser lançado em 32 produzidos pela Lockheed sob os contratos no valor de 11 mil milhões de euros para o programa Air Force GPS III, de acordo com o porta-voz da Lockheed, Chip Eschenfelder.
O lançamento foi originalmente programado para 2014, mas foi prejudicado por atrasos na produção, refere a Força Aérea norte-americana. O próximo satélite GPS III deverá ser lançado em meados de 2019, de acordo com Chip Eschenfelder.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com