A SAD do Sporting confirmou esta quinta-feira a contratação de Rúben Amorim como treinador da equipa sénior de futebol. Segundo o comunicado veiculado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o clube de Alvalade pagou dez milhões de euros ao Sporting de Braga para ativar a cláusula de rescisão do técnico e poder contratá-lo.
Rúben Amorim vai substituir Silas no comando técnico dos verde e brancos e terá na sua equipa técnica Adélio Cândido e Carlos Fernandes, Emanuel Ferro e Tiago Ferreira. As contratações de Adélio Cândido e Carlos Fernandes estão incluídas nos dez milhões de euros pagos aos bracarenses.
As negociações pela contratação de Rúben Amorim como novo técnico dos leões terá ficado fechada na terça-feira, 3 de março, mas o as buscas no âmbito do caso “Operação Fora de Jogo” adiaram o anúncio.
No decorrer das negociações, o presidente do Sporting, Frederico Varandas, procurou baixar o valor da cláusula, mas o comunicado de hoje da CMVM comprova que não conseguiu demover o homólogo do Braga, António Salvador. Ao que o JE apurou, e noticiou na terça-feira, Rúben Amorim vai auferir um salário anual a rondar os três milhões de euros por época, num contrato até 2022.
A direção do Sporting considera que a vinda de um novo treinador será importante para rentabilizar os ativos existentes no clube, tendo em conta que não existem previsões de um investimento avultado no reforço da equipa de futebol para a próxima temporada.
A carreira de Rúben Amorim como treinador principal de futebol é ainda muito curta. Iniciou a carreira no Sporting de Braga B no início da época desportiva 2019/2020 e era, desde dezembro de 2019. Antes integrou a equipa técnica do Casa Pia como treinador estagiário.
Rúben Amorim vai ocupar o lugar de Silas, que comandou o Sporting pela última vez no dia 3 de março num jogo contra o Famalicão, a contar para a 23.ª jornada da I Liga de futebol. O jogo terminou com uma derrota do Sporting por 3-1.
No final do jogo, Silas anunciara que iria sair do Sporting e que seria substituído por Rúben Amorim. Em conferência de imprensa que se seguiu ao jogo, Silas referiu que se tratou de uma “decisão mais do que pensada”, que a mesma começou “logo a seguir ao jogo na Turquia” – derrota em casa do Basaksehir por 4-1, o que ditou a eliminação na Liga Europa – e que foi tomada na sexta-feira, 28 de fevereiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com