PremiumStanley Johnson: O pai fartou-se da traquinice Brexit do filho

O primeiro-ministro britânico deixou de ter um pai inglês para passar a ter um pai francês. É a caricatura que faltava à realidade de um país que se vai manter dividido entre os que querem e os que não querem deixar a Europa. E a evidência de que Boris Johnson tem um grande problema nas suas mãos.

O conservador Stanley Johnson – antigo eurodeputado e pai do atual primeiro-ministro britânico, o irrequieto Boris – nunca foi um devoto do europeísmo que varreu o Reino Unido nos primeiros anos a seguir à Guerra Mundial de 1939-45, mas considerou sempre que, estando o país impossibilitado de cumprir o princípio enunciado na “Jangada de Pedra”, de José Saramago – a ilha da Grã-Bretanha navegar para outra geografia qualquer – teria todas as vantagens em acomodar-se o melhor possível à sua condição europeia.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Portugal com mais 865 casos confirmados por Covid-19 e 8 mortes

Em relação à pressão sobre os hospitais, segundo as autoridades de saúde, existem atualmente 288 pessoas internadas. Nas últimas 24h, não foram admitidos novos doentes em UCI.

EMA prevê recomendação sobre vacina da Pfizer em crianças no final do ano

“A nossa recomendação é esperada dentro de dois meses, mas informação ou análise suplementar poderá ser necessária”, afirmou o responsável da instituição para a Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas, Marco Cavaleri.

OE2022: Sem PRR subida do investimento público fica 59 milhões abaixo de 2021, diz UTAO

Quanto à receita efetiva, que aumenta 7.974 ME (8,8%), “a recuperação prevista assenta na componente não fiscal nem contributiva (+ 5.033 ME), justificada pelo aumento previsional das transferências da UE, no contexto do Next Generation EU [fundo de recuperação] (3.465 ME)”.
Comentários