[weglot_switcher]

Start-up Reckon.ai angariou 5,1 milhões numa ronda liderada pela Iberis Capital

A Reckon.ai, uma start-up com sede no Porto, angariou 5,1 milhões de euros de investimento, numa ronda liderada pela Iberis Capital e que contou também com a participação dos fundos de private equity da Alea e da Touro. Com esta ronda de financiamento, a Reckon.ai pretende acelerar a expansão internacional e entrar em novos segmentos de mercado.
29 Julho 2025, 06h51

A Reckon.ai, uma start-up com sede no Porto, angariou 5,1 milhões de euros de investimento, numa ronda liderada pela Iberis Capital e que contou também com a participação dos fundos de private equity da Alea e da Touro.

Com esta ronda de financiamento, a Reckon.ai pretende acelerar a expansão internacional e entrar em novos segmentos de mercado e aumentar as funcionalidades dos armários inteligentes.

A Reckon.ai pretende expandir as suas soluções tecnológicas para segmentos de mercado em que existe procura por soluções de compra autónomas, como o farmacêutico, cosmética e eletrónica, e reforçar a presença em mercados
estratégicos europeus e alavancar a atividade nos Estados Unidos.

Desde que foi fundada, em 2017, a Reckon.ai já captou cerca de 8,5 milhões de euros.

A Reckon.ai desenvolveu uma tecnologia pioneira e patenteada, edificada em Inteligência Artificial, que transforma equipamentos físicos, como armários, frigoríficos ou prateleiras, em verdadeiras micro-lojas inteligentes, potenciando a compra autónoma por parte dos consumidores sem necessidade de check-out.

A startup portuense iniciou a sua atividade para transformar a experiência de compra dos consumidores no segmento do retalho alimentar.

“Recorrendo à Inteligência Artificial e à visão computacional, a Reckon.ai criou armários inteligentes que possibilitam uma experiência de compra totalmente autónoma. Para desbloquear estes armários, os consumidores podem usar a app white label da Reckon.ai, do cliente em que estão instalados ou encostar um cartão de débito ou crédito, abrir as portas, escolher o produto e fechá-las novamente, sem precisarem de parar para pagar nem de qualquer interação humana”, explica a start-up em comunicado.

Atualmente, a tecnologia da Reckon.ai já é usada por grandes empresas com operações no retalho, como a Jerónimo Martins (Pingo Doce), a Carrefour, a Sonae (Continente), a IKEA, a Rewe, Lekkerland e a Petit Forestier, entre outras.

“Na Reckon.ai, a nossa missão é redefinir a forma como os consumidores interagem com as compras, tornando-as mais simples, intuitivas e práticas. Este investimento marca um momento decisivo para a empresa por que vai acelerar a expansão global e a inovação contínua da tecnologia. Estamos muito entusiasmados por levar o futuro do retalho a mais locais e setores, capacitando as empresas e surpreendendo os consumidores”, diz Ana Pinto, CEO da Reckon.ai.

“Quando estão a ponderar uma compra, os clientes gostam de ver os produtos nas suas mãos. A Reckon.ai oferece esta possibilidade, mantendo compras autónomas, a qualquer momento e em qualquer lugar. Além disso, estes armários inteligentes são simultaneamente escaláveis e eficientes em termos de custos. Estamos, por isso, muito satisfeitos por apoiar o investimento da empresa e a sua expansão nos mercados internacionais”, diz João Henriques, partner da Iberis Capital.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.