[weglot_switcher]

Startup Blockbird forma executivos sobre blockchain

A microempresa que pretende desenvolver novas soluções assentes nesta inovação conta com uma oferta de sete cursos, adaptados aos diferentes estágios de tomada de decisão das empresas, e cursos dedicados a programadores.
Arnd Wiegmann/Reuters
8 Junho 2018, 21h16

A recém-criada startup portuguesa Blockbird é a primeira no mercado blockchain a oferecer formação de executivos em empresas e faculdades sobre esta tecnologia. A microempresa que pretende desenvolver novas soluções assentes nesta inovação conta com uma oferta de sete cursos, adaptados aos diferentes estágios de tomada de decisão das empresas, e cursos dedicados a programadores.

A empresa foi constituída por cinco pessoas que trabalham a título individual e dividem as funções com os empregos a tempo inteiro no Novo Banco, no Instituto Superior Técnico, entre outras organizações nacionais.

Pedro Martins, diretor de Tecnologias de Informação do Novo Banco e autor da obra “Introdução à Blockchain”, será advisor de tecnologia e coordenador da oferta formativa. “Existe um desconhecimento grande nas empresas sobre o que é tecnologia blockchain e a sua aplicabilidade. A Blockbird propõe-se reduzir essa lacuna”, afirma.

Blockbird Factory, Blockbird Studio e Blockbird Labs são os diferentes braços da empresa, responsáveis por desenvolve a oferta formativa adequada a cada empresa, dar continuidade às soluções e ligar o mundo empresarial à academia, respetivamente.

“O curso para diretores e gestores de equipa divide-se em três módulos sequenciais. No primeiro, há a familiarização com a tecnologia, no segundo avaliamos a sua aplicabilidade no negócio da empresa e, caso faça sentido, no terceiro módulo estudamos como deverá ser implementada a solução”, resume Jorge Pereira, co-fundador.

Miguel Pupo Correia, professor de Cibersegurança e Sistemas Distribuídos do Instituto Superior Técnico, será coordenador científico do Labs. “Existem vários alunos no Técnico a desenvolver soluções e a fazer investigação sobre esta nova tecnologia. A Blockbird é uma excelente ponte para fazer chegar estes projetos até às empresas e ao mundo real”, acredita o docente.

Notícia atualizada a 9 de junho

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.