[weglot_switcher]

Startup de sustentabilidade e inovação digital? Candidaturas abertas para prémio de 50 mil euros

Está lançado o desafio às startups que atuam na área da sustentabilidade e inovação digital. Têm até 21 de junho para apresentar candidatura ao prémio de 50 mil euros lançado pelo Digital with Purpose.
Startups
28 Maio 2024, 09h00

Atenção às startups que atuam nas áreas de sustentabilidade e inovação digital, há um novo prémio à espera. O Digital with Purpose Global Summit vai premiar a startup que apresente o melhor projeto que combine estas duas áreas.

A novidade? Podem participar empresas de todo o mundo e o prémio está fixado nos 50 mil euros.

“Esta é uma iniciativa da qual nos orgulhamos bastante. Além de ser inédito, é um prémio com uma abrangência global que destaca projetos inovadores que aliam a sustentabilidade à tecnologia digital. Queremos contribuir para a capacitação das startups e motivá-las para porem a sustentabilidade como prioridade central nos seus processos de inovação”, diz Luís Neves, CEO da Associação Empresarial Global Enabling Sustainability Iniciative (GeSi).

As candidaturas estão abertas até 21 de junho e todo o regulamento e submissão de candidaturas é feito no site.

No total, serão selecionados os 20 projetos mais inovadores na área pretendida, para posteriormente serem apresentados durante a cimeira que decorre entre 9 e 11 de julho, no palco Start Up.

Neste palco os selecionados vão ter a oportunidade de expor as soluções que apresentam para um futuro sustentável. Quem estará a ouvir? Uma plateia de curiosos pelo tema e líderes mundiais nas áreas de sustentabilidade, tecnologia e inovação.

A startup vendedora vai receber o prémio para continuar a desenvolver e implementar o seu projeto, de forma a que a sua inovação tenha um impacto significativo nos objetivos de sustentabilidade impostos pelas Nações Unidas.

Quem pode concorrer?

Todas as startups com menos de 10 anos de existência e menos de 250 trabalhadores, e que apresentem um volume de negócios inferior a 50 milhões de euros.

Além disso, a empresa candidata deve ser reconhecida como inovadora com elevado potencial de crescimento, com um modelo de negócio, produtos ou serviços inovadores e de integridade reconhecida pela respetiva agência local. Por exemplo: se uma startup portuguesa se candidatar ao prémio, deve ser reconhecida pela Agência Nacional de Inovação.

O que é o Digital with Purpose?

Trata-se de uma cimeira organizada pela GeSi e que, este ano, reúne 300 líderes mundiais, com o objetivo de acelerar a utilização de adoção de inovações digitais que beneficiem a sociedade, em linha que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU sejam cumpridos até 2030.

No congresso deste ano, a realizar-se no Centro de Congressos do Estoril (Cascais), estarão em debate as Finanças Sustentáveis, em conjunto com Biodiversidade, Educação e Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

Durante a cimeira estarão em destaque tópicos que se encontram na ordem do dia, e que serão debatidos pelos vários líderes dos sectores, como o papel do digital na gestão da água, as questões de ética e da centralidade humana relacionadas aos rápidos avanços da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) e o potencial do gaming, centrado na utilização dos seus formatos envolventes para fins de aprendizagem.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.