[weglot_switcher]

Startup Kencko de Tomás Froes e Ricardo Santos faz acordo com Auchan

A Kencko é uma startup portuguesa que exporta diariamente da sua sede e fábrica na região de Sintra, Portugal, para mais de 30 países. A empresa tem também escritórios em Nova Iorque, EUA, e emprega atualmente mais de 100 funcionários entre os dois países.
17 Abril 2025, 15h14

A Kencko, empresa que produz e comercializa carteiras para preparar batidos à base de frutas e vegetais, e que foi fundada pelos portugueses Tomás Froes e Ricardo Santos, entrou em Portugal e tem os seus produtos à venda exclusivamente nas lojas Auchan, na sequência de um acordo com a retalhista, e em kencko.com, naquele que é o seu lançamento no país.

A Kencko é uma startup portuguesa que exporta diariamente da sua sede e fábrica na região de Sintra, Portugal, para mais de 30 países. A empresa tem também escritórios em Nova Iorque, EUA, e emprega atualmente mais de 100 funcionários entre os dois países.

A startup diz que “quer revolucionar o acesso a soluções de frutas e vegetais biológicos, sem aditivos ou açúcares adicionados, enquanto combate o desperdício alimentar”.

“Toda a gama de produtos, à base de frutas e vegetais reais, da Kencko foi desenvolvida por nutricionistas, e incluí bebidas, snacks e papas de aveia, que podem ser compradas em lojas Auchan e My Auchan, em todo o território continental, e online em todo o país e no mundo em kencko.com”, explica a empresa que tem sede em Sintra e escritório em Nova Iorque.

A startup portuguesa “exporta diariamente da sua sede e fábrica na região de Sintra, Portugal, para mais de 30 países. A empresa tem também escritórios em Nova Iorque, EUA, e emprega atualmente mais de 100 funcionários entre os dois países”, diz o comunicado.

A marca foi lançada inicialmente nos EUA em 2018 e desde então, já entregou o equivalente a mais de 100 milhões de porções de fruta, e conquistou mais de 300 mil clientes.

Apenas um em cada 10 pessoas consome a dose diária mínima recomendada pelas Nações Unidas de cinco porções de frutas e vegetais, e a maioria da população não inclui fibra suficiente na sua dieta.

A Kencko foi fundada precisamente com a missão de ajudar mais pessoas a atingir as suas “cinco porções diárias”, através de soluções práticas, sustentáveis e sem conservantes, explica a empresa.

A Kencko foi fundada por Tomás Froes, após ter sido diagnosticado com gastrite aguda. Ao invés de aceitar o prognóstico de medicação vitalícia, o fundador da marca conseguiu reverter os sintomas da doença através de uma dieta centrada em cinco a dez porções diárias de frutas e vegetais.

“A nossa razão de existir como empresa é ajudar as pessoas a consumir mais frutas e vegetais, enquanto combatemos o desperdício alimentar. O nosso sonho sempre foi tornar os nossos produtos acessíveis ao grande público, e sabíamos que, para isso, a Kencko iria precisar de um parceiro forte no retalho”, refere Tomás Froes.

“Estamos muito entusiasmados por o Auchan reconhecer o nosso valor e pela oportunidade que isso representa em levar os nossos produtos sustentáveis de frutas e vegetais biológicos ao mercado português”, conclui.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.