[weglot_switcher]

Startup Nevaro vence programa de inovação da Fidelidade e Fosun

As empresas Skylab e Alfredo ganharam o segundo e terceiro prémios. A MyEyes recebeu a menção honrosa. “Mais do que nunca, a digital health é um dos mais importantes pilares de inovação no nosso setor”, afirmou Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, no ‘demo day’.
9 Junho 2020, 16h46

Já são conhecidos os vencedores da quarta edição do programa internacional de inovação da Fosun e da Fidelidade, em parceria com o Hospital da Luz e o banco alemão Hauck & Aufhäuser. As três startups premiadas foram a Nevaro, a Skylab e a Alfredo, por estarem a desenvolver soluções tecnológicas para melhorar a proteção das pessoas em áreas estratégicas, como saúde (healthtech) e seguros (insurtech).

A grande galardoada do concurso de empreendedorismo foi a Nevaro, distinguida com 10 mil euros pelo trabalho no combate à ansiedade, com recurso a gamificação e biofeedback, para que o utente tenha uma recuperação mais eficiente (com menos custos e mais rápida). Fundada na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a spin-off foi criada pelas alunas Francisca Canais e Rita Maçorano, de Engenharia Biomédica, e por Hugo Ferreira, professor do departamento de Física e investigador do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica.

Os outros “criadores e disruptores” – conforme apelidou Rogério Campos Henriques no demo day online – premiados pelos grupos financeiros e parceiros de saúde foram Skylab e Alfredo – ambos da área insurtech. A Skylab recebeu o voto do público por fornecer insights e análises para resolver problemas de negócios em qualquer parte do mundo, através de informações de dados geoespaciais e empresa portuguesa conquistou por recorrer à utilização de inteligência artificial e Big Data para avaliar qualquer imóvel residencial no país.

O trio de startups tem agora acesso a uma rede alargada e investidores e oportunidade de integrar e desenvolver os seus negócios com a Fosun, Fidelidade, Luz Saúde ou Hauck & Aufhäuser. Houve ainda espaço para uma menção honrosa à MyEyes, uma startup que opera no ramo da healhtech e tem uma forte componente de responsabilidade social.

O Protechting 4.0 contou também com um “track” de aceleração no qual startups de menor maturidade – Mentora Health, Hug-a-Group e Juakali – de geografias estratégicas para os stakeholders participaram. Desde a primeira edição, este programa de inovação, desenvolvido com o apoio da consultora Beta-i, recebeu cerca de 900 candidaturas provenientes de 60 países. Nesta última ronda, registou-se um número recorde de 400 candidaturas, provenientes de 53 países, o que representa uma subida homóloga de 40%.

“Mais do que nunca, é muito importante garantir a segurança dos nossos profissionais e, consequentemente, a segurança dos nossos pacientes. Portanto, mais do que nunca, a digital health é um dos mais importantes pilares de inovação no nosso setor”, afirmou Isabel Vaz, CEO da Luz Saúde, na final que se realizou através da internet.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.