[weglot_switcher]

Startup Portugal apoiou 120 startups em eventos internacionais este ano

Meia centena de empresas foram apoiadas através do programa Business Abroad, que prevê entrada e exibição em conferências, e 70 por iniciativas de ligação à economia local, promovendo o contacto com agentes dos ecossistemas de Espanha, França, Brasil e Canadá.
13 Agosto 2024, 10h46

A ronda de conferências internacionais de empreendedorismo da Startup Portugal está a terminar este ano. A organização pública de promoção deste ecossistema em Portugal está quase a chegar ao Brasil para a Startup Summit, onde terminará a sequência de presenças em eventos no estrangeiro previstas para 2024.

No total, a Startup Portugal prestou apoio a 120 startups nacionais, das quais 50 através do programa Business Abroad, que prevê entrada e exibição nas sete conferências que estavam no calendário, e mais 70 através de iniciativas de ligação à economia local, promovendo o contacto com agentes dos ecossistemas de Espanha, França, Brasil e Canadá.

A Startup Summit, que se realiza entre os dias 14 e 16 de agosto em Florianópolis, no Brasil, marca o final da edição de 2024 do Business Abroad e contará com uma delegação portuguesa de dez startups, que operam em áreas como Inteligência Artificial, saúde digital, desporto e sustentabilidade. São elas a Deeploy.me, Doctor Vida, Enline, Follow up Global, Greenmetrics.ai, Hoopers, Infinite Foundry, Mycareforce, Useflow e Star Mountain.

“A presença destas startups na Startup Summit, o evento final do programa Business Abroad deste ano, representa uma excelente oportunidade para conhecerem e estabelecerem parcerias estratégicas num dos maiores e mais entusiasmantes mercados da América do Sul”, afirma o responsável de Projetos, Operações e Internacionalização da Startup Portugal, em comunicado de imprensa.

“A participação neste evento, com grande tradição e referência no ecossistema brasileiro de startups, acontece na sequência da assinatura de um Memorando de Entendimento em novembro de 2023, que visa aprofundar a colaboração, que já acontece desde 2018 entre as duas entidades, e que procura reforçar o apoio bilateral a startups portuguesas e brasileiras que procuram expandir as suas operações para uma e outra geografia”, explica Pedro Sacramento.

A Startup Portugal, a AICEP, o Turismo de Portugal, a Core Angels Atlantic e o Atlantic Hub estarão presentes no mesmo stand na Startup Summit durante os três dias. O espaço irá receber debates, como um sobre a jornada europeia das startups brasileiras, onde discursará Francisco Poças, gestor senior de projeto da Startup Portugal. Na véspera, esta terça-feira, há um encontro com investidores e empresários locais para pitch e networking, organizado em colaboração com o cônsul honorário de Portugal em Santa Catarina, André Lupi.

Em 2024, o programa Business Abroad marcou presença no 4YFN (Mobile World Congress), em Barcelona, na Web Summit Qatar, no Qatar, na Web Summit Rio, no Rio de Janeiro, no Viva Tech, em Paris, na South Summit, em Madrid, na Collision, em Toronto, e agora com a Startup Summit, em Florianópolis.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.