[weglot_switcher]

Startup Portugal estreia-se na Techarena em Estocolmo e reforça presença na Web Summit do Qatar

As startups presentes em ambos os eventos, somando um total de mais de oito milhões de euros em investimentos de venture capital e business angels, já criaram mais de 250 postos de trabalho.
20 Fevereiro 2025, 16h23

A Startup Portugal, entidade responsável por impulsionar o ecossistema empreendedor nacional, vai marcar presença em dois eventos globais de referência através do programa Business Abroad: Techarena e Web Summit Qatar, reforçando assim “o seu compromisso com a internacionalização das startups portuguesas”.

“Esta participação não só fortalece a presença de Portugal nestes mercados estratégicos, como também promove ativamente o ecossistema nacional, numa lógica de atração de investimento e talento, posicionando o país como um hub europeu de inovação e empreendedorismo”, refere a instituição que marca presença pela primeira vez na cimeira Techarena, na Suécia, onde participará em fóruns e debates, abordando temas como a Lei das Startups e o 28º Regime.

O Techarena 2025, que decorre de 20 a 21 de fevereiro em Estocolmo, Suécia, conta pela primeira vez com uma delegação da Startup Portugal. O país escandinavo consolidou-se como um dos principais hubs de empreendedorismo da Europa, destacando-se pelo seu ecossistema dinâmico e inovador, e ocupa atualmente o 6.º lugar no ranking Global Startup Ecosystem da Startup Blink.

A Startup Portugal regressa por sua vez ao Qatar para a Web Summit, com uma delegação reforçada, refletindo aqui a crescente aposta de Portugal no mercado do Médio Oriente.

A instituição salienta que as 22 startups presentes no conjunto dos dois eventos já criaram mais de 250 postos de trabalho.

“Para além de apoiar a presença das startups portuguesas no evento, a Startup Portugal participará ativamente em fóruns e debates sobre políticas públicas, abordando temas como a Lei das Startups e o 28º regime, com a presença de Agata C. Hidalgo, European Affairs na France Digitale, Jaani Heinonen, Head of Invest na Business Sweden, e Maddy Savage, jornalista da BBC”, refere a Startup Portugal.

A delegação incluirá também investidores e stakeholders do ecossistema, ampliando as oportunidades de networking e investimento.

No Techarena 2025, a delegação é constituída por seis startups inseridas nas áreas de inteligência artificial, fintech, gestão de talento e transformação digital.

No grupo estão a startup Sidis, uma plataforma flexível e baseada em inteligência artificial que unifica, enriquece e ativa dados para impulsionar insights acionáveis e o crescimento dos negócios; a Bamble, um copiloto de carreira baseado em IA para profissionais de tecnologia, ajudando a otimizar processos de forma eficiente e sem complicações; a The Next, um CFO digital para startups desde a fase pre-seed até a série A, proporcionando uma gestão financeira eficaz com tecnologia Web3; a Minve, um marketplace líder na compra, otimização e revenda de negócios, especialmente voltado para compradores não profissionais; a Weiver, uma plataforma de IA que permite às empresas gerir e analisar todas as suas avaliações em um único local, facilitando a tomada de decisões estratégicas; e a FollowUp Global, plataforma que opera na aquisição de talentos e adaptação internacional, conectando a oferta de mão de obra internacional com a demanda do mercado nacional.

Por sua vez, o Web Summit Qatar, de 23 a 26 de fevereiro em Doha, recebe uma delegação reforçada de startups nacionais. “Esta edição consolida a presença portuguesa após a estreia do evento em 2024, reforçando a aposta no Médio Oriente/Golfo, alinhada com as recentes visitas do Ministério da Economia ao Qatar”, explica a Startup Portugal.

Além das startups, investidores portugueses estarão presentes para explorar novas oportunidades na região numa delegação organizada em estreita articulação com a Unicorn Factory Lisboa, AICEP e Câmara de comércio e Indústria Árabe-Portuguesa. No âmbito desta iniciativa, será assinado a 24 de fevereiro um Memorando de Entendimento entre a Startup Portugal e a Invest Qatar, com o propósito de facilitar oportunidades para startups portuguesas expandirem as suas operações para o Qatar e fomentar novas possibilidades de cooperação.

Na segunda participação do evento irmão da Web Summit Lisboa, a delegação portuguesa conta com 16 startups nacionais, de setores como tecnologia sustentável, saúde digital, cibersegurança, marketing de influência e inteligência artificial, destacando a diversidade e inovação do ecossistema nacional.

As startups presentes em ambos os eventos, somando um total de mais de oito milhões de euros em investimentos de venture capital e business angels, já criaram mais de 250 postos de trabalho.

“A participação nestes dois eventos estratégicos reforça a nossa missão de continuar a apoiar a internacionalização das startups portuguesas, proporcionando-lhes acesso a investidores, potenciais clientes e novas oportunidades de crescimento”, salienta António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal. “A estreia da Startup Portugal no Techarena e a delegação reforçada no Web Summit Qatar ampliam a visibilidade do ecossistema nacional e fortalecem a sua posição numa escala global”.

Desde o seu lançamento, o Business Abroad já apoiou mais de 320 startups na sua expansão internacional, consolidando Portugal como um hub de inovação e empreendedorismo. As candidaturas para o programa estão abertas até ao início de março para eventos como a Web Summit Vancouver, no Canadá, a South Summit, em Espanha, a Viva Technology, em França, ou a Startup Summit e a Web Summit Rio, no Brasil.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.