A Startup Portugal anunciou o lançamento do Scale up Now, um programa intensivo de capacitação criado para preparar startups e agentes do ecossistema português para o desafio da internacionalização, com foco na entrada no mercado dos Estados Unidos.
A iniciativa decorrerá de 19 a 23 de janeiro de 2026, em formato presencial, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, e as inscrições já se encontram abertas, revela a empresa.
“O Scale Up Now não é só um programa de formação. É um movimento para posicionar Portugal como porta de entrada da inovação europeia no mercado dos EUA. Queremos preparar o ecossistema para pensar global desde o primeiro dia, com ferramentas práticas e ligações reais ao mercado americano”, afirma Alexandre Santos, presidente da Startup Portugal.
Com o principal objetivo de apoiar a internacionalização e a capacitação do ecossistema de inovação português, foi adotada uma metodologia colaborativa que envolve startups, incubadoras, aceleradoras, investidores e outros atores do ecossistema empreendedor.
Os participantes, que tanto podem ser startups como incubadoras ou investidores, terão “acesso a mentoria com especialistas internacionais, sessões de networking com fundadores e representantes de empresas portuguesas e americanas, e workshops orientados para a análise de dados de mercado e tendências de investimento nos EUA”.
Cinco startups serão selecionadas para integrar um programa de aceleração em São Francisco, com acesso a empresas americanas e presença garantida num dos maiores eventos de inovação do país.
“O programa oferece uma semana intensiva de formação prática dedicada ao mercado dos Estados Unidos, abordando temas como acesso a investimento, enquadramento legal e regulatório, cultura e estratégias de entrada e expansão para os EUA”, lê-se na nota.
O Scale Up Now termina com um Demo Day, onde as 12 startups “mais competitivas” apresentam os seus projetos ao júri, cinco serão selecionadas pela Plug and Play para participar num programa de aceleração em São Francisco (o GOAL) tendo acesso a a empresas americanas, para o desenvolvimento de pilotos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com