[weglot_switcher]

Startup portuguesa cria sistema de navegação para interior de hospitais em parceria com a CUF

A plataforma da Buzzstreets permite localizar qualquer serviço de saúde, estacionamento, receção, escadas e mesmo os elevadores disponíveis através de um mecanismo de pesquisa exclusivo criado para startup. 
14 Maio 2021, 09h01

Apesar das indicações expostas, os corredores dos hospitais podem ser confusos. Por essa razão, a startup tecnológica Buzzstreets criou uma aplicação para guiar os doentes e visitantes diretamente ao posto onde pretender ir.

A aplicação que pretende resolver os desafios da navegação nos hospitais foi criada em parceria com o grupo José de Mello Saúde, dono dos hospitais CUF em Portugal, e a plataforma chama-se CUF Tejo Navegador. Já disponível ao público, a aplicação permite que os seus utilizadores naveguem até aos serviços do hospital CUF Tejo, inaugurado em 2020.

A CUF Tejo Navegador visualiza o interior e arredores do hospital localizado em Alcântara, e mostra as direções em alguns segundos. A plataforma da Buzzstreets permite localizar qualquer serviço de saúde, estacionamento, receção, escadas e mesmo os elevadores disponíveis através de um mecanismo de pesquisa exclusivo criado para startup.

“A nossa cultura de inovação e de melhoria contínua levou-nos a procurar, com a abertura do hospital CUF Tejo, uma solução de navegação que promovesse a mobilidade e que permitisse aos nossos colaboradores e clientes aceder às diferentes áreas e serviços dos mais de 75 mil m2 do hospital de forma simples e autónoma. Foi com este propósito que foi desenvolvida, em parceria com a Buzzstreets, o CUF Tejo Navegador”, aponta a responsável pelo planeamento estratégico e inovação da CUF, Marta Bento Amorim.

Ainda assim, a Buzzstreets sustenta que este é apenas o primeiro passo de implementação do projeto. A startup pretende implementar o sistema de navegação em todas as estruturas hospitalares do grupo José de Mello Saúde. A business director da Buzzstreets, Mariana Rosca, aponta que a empresa “está a desenvolver a próxima geração de sistemas de navegação indoor e o hospital CUF Tejo, enquanto um dos mais modernos e inovadores do nosso país, poderá ser a referência ao ajudar a tornar a experiência do cliente ou visitante ainda mais cómoda e conveniente”.

A aplicação, por se aliar à CUF, mostra ainda a lista de médicos que dão consultas no hospital em questão, indicando nome, especialidade e fotografia. Ao clicar na especialidade ou destino pretendido, a aplicação começa a calcular o melhor trajeto em termos de tempo e de distância, minimizando o tempo de procura dos serviços.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.