[weglot_switcher]

Startup portuguesa Swee leva gelados vegan para a Califórnia

Depois de iniciar a exportação para o Texas, a dupla por detrás dos gelados com menos açúcar volta a apostar nos Estados Unidos. A empresa de Diogo Valente e Tiago Rebelo vai anunciar uma ronda de investimento em maio.
26 Abril 2024, 17h00

De Carnaxide… para a Califórnia. Os gelados vegan portugueses da Swee continuam a conquistar os Estados Unidos (EUA), depois da entrada no Texas em setembro. A empresa fundada por Diogo Valente e Tiago Rebelo vai chegar à cadeia de supermercados de luxo Bristol Farms, uma das mais conhecidas no estado norte-americano, no início deste verão.

O contrato surgiu após a presença na feira Expo West 2024, que se realizou na primeira semana de março em Anaheim, na Califórnia. “Passámos várias horas e dias no quarto a olhar para um mapa e tentámos ser pragmáticos e responder à pergunta: «Qual é o melhor mercado do mundo para o tipo de produto?». Os EUA têm o maior poder de compra para este produto e um grande problema na oferta. O produto europeu, como o nosso, tem um diferencial de qualidade de ingredientes, valores nutricionais e perceção de sabor que é valorizado pelos americanos”, explicou ao Jornal Económico (JE) o co-fundador Diogo Valente.

A médio prazo o plano é investir na Flórida e em Nova Iorque e, consequentemente, fazer produção local, uma vez que os gelados são feitos em três fábricas no norte de Portugal. “As rotas marítimas funcionam bem, mas demoramos cerca de um mês ou um mês e meio. Na Bristol Farms só podemos começar em julho, porque temos de produzir o gelado cá, atravessar o Atlântico e a seguir atravessar os EUA para chegar à Califórnia”, conta o cofundador Tiago Rebelo ao JE.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.