[weglot_switcher]

Startup portuguesa YData recebe 2,7 milhões de dólares em financiamento

O investimento conseguido pela startup vai permitir que a YData acelere a sua estratégia de expansão global, focada na internacionalização para os Estados Unidos e crescimento no mercado americano, ainda que pretenda manter a equipa de desenvolvimento em Portugal.
11 Outubro 2021, 15h44

A startup portuguesa YData vai receber 2,7 milhões de dólares em financiamento depois de ter anunciado esta segunda-feira o sucesso da ronda Seed. O financiamento foi liderado pelo Flying Fish Partners, um fundo norte-americano especializado em Inteligência Artificial e liderado por ex-diretores da Microsoft e Amazon.

A portuguesa, fundada por Fabiana Clemente e Gonçalo Martins Ribeiro, criou a primeira plataforma de preparação de dados que acelera o desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial e aumenta o retorno de investimento. Em comunicado, a YData adianta que a ronda de financiamento contou com a participação das sociedades de capital de risco portuguesas Faber e EDP Ventures e ainda dos business angels Steve Shwartz, Sergio Giacoletto e Carter Rabasa da 200 OK Ventures.

O anúncio desta ronda de financiamento chega depois da YData ter levado 500 mil euros num investimento pré-Seed, liberado pela Faber e participado pela EDP Ventures em março de 2020.

O investimento conseguido pela startup vai permitir que a YData acelere a sua estratégia de expansão global, focada na internacionalização para os Estados Unidos e crescimento no mercado americano, ainda que pretenda manter a equipa de desenvolvimento em Portugal. Entre a lista de clientes, surgem nomes relevantes com Wells Fargo, EDP, Verbund e Telefónica.

Além do foco na internacionalização, a startup quer duplicar a sua equipa até ao final do ano. Estando atualmente em trabalho remoto, a empresa tem várias posições em aberto, com algumas focadas em data science, engenharia, produto e marketing.

“Para se criar uma plataforma para data scientists de renome mundial, precisamos dos melhores data scientists a trabalhar connosco”, aponta Gonçalo Martins Ribeiro, sócio fundador e CEO da YData.

“A YData pretende ajudar as equipas de data science a focarem-se no que realmente interessa, que é a criação de valor para a empresa”, salienta Fabiana Clemente, sócia fundadora e Chief Data Officer da YData, acrescentando que a plataforma da startup “resolve os problemas ao nível dos dados que são sempre os mais complexos”.

A portuguesa é a primeira plataforma de desenvolvimento centrada nos dados e que torna o processo de criação de um dataset de treino muito mais simples, rápido e barato. A startup introduz ainda uma nova tecnologia – dados sintéticos – que prometem resolver problemas que vão desde a privacidade, a escassez de dados ou mesmo a falta de representatividade de classes.

Assim, a plataforma YData proporciona benefícios, como a melhoria de deteção de fraudes e anomalias, a simulação de cenários de pricing ou redes, a melhoria de modelação de risco de crédito, a partilha e monetização de dados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.