Um mês após o início da operação da renovada Linha 900 (Cordoaria – Francelos) a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto regista 30 mil passageiros transportados no primeiro mês. Desde que o percurso foi prolongado até Francelos, a 12 de janeiro, a procura duplicou em comparação com o período homólogo de 2025.
O crescimento exponencial justifica-se pela reestruturação operacional que fundiu as antigas linhas 900 e ZF numa única ligação direta. Com mais de 50 paragens, a linha serve agora pontos nevrálgicos de Vila Nova de Gaia, incluindo estabelecimentos de ensino, o Centro de Reabilitação do Norte e a orla marítima.
A nova configuração trouxe também o alargamento do serviço aos fins de semana. De acordo com os dados da operadora, a linha regista uma média de 1.130 validações nos dias úteis, 530 aos sábados e 425 aos domingos.
A STCP prevê que a tendência de crescimento se acentue nos próximos meses. “Com a chegada do período estival, a ligação direta às praias de Gaia deverá tornar-se um dos principais motores de utilização da Linha 900, reforçando o papel do transporte público como alternativa eficiente para o lazer e para o trabalho na Área Metropolitana do Porto”, defende a empresa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com