A Stellantis tem planos para desviar uma parte do escoamento do transporte de automóveis de Vigo para o porto de Aveiro, avança a publicação espanhola “Faro de Vigo” esta terça-feira.
A publicação espanhola sublinha que a fábrica de Mangualde escoa cerca de 70% da sua produção através de Vigo. Contudo, com o corte na chamada rota da Oliveira, está a ser ponderado o desvio do escoamento dos automóveis de Vigo para o porto de Aveiro, tal como admitiu um dos gestores da Stellantis Mangualde, Amândio Marinho, à Transportes & Negócios.
A publicação destaca as ambições de crescimento existentes na Stellantis em Mangualde, que depois de fechar em 2024 com 86 mil unidades, tem a previsão de que esse número atinja os 120 mil com a expansão que está acontecer nas suas instalações portuguesas.
As remodelações que estão a ocorrer na Stellantis, em Mangualde, explica a Faro de Vigo, devem levar à adição de um quarto turno, e a aumento de 50% nos automóveis produzidos, com o tempo de laboração a passar das 12 para as 18 horas. Contudo esta obra está dependente da aprovação do Governo português, salienta a publicação espanhola. Estas obras representariam também mais 24 mil metros quadrados e mais 240 pessoas.
A opção Vigo, sublinha a publicação, “tem limitações e tem mais custos”, enquanto que a alternativa porto de Aveiro traria melhores resultados em termos de distância e tempo, para além das poupanças ao nível de pessoal e combustível. Mas para isso é preciso que se criem condições ao nível da “acessibilidade marítima” e também na “operação de embarcações de transporte automóvel”, algo que está a ser “estudado” pela Stellantis Mangualde, como admitiu Amândio Marinho.
A Faro de Vigo diz que esta mudança de Vigo para o porto de Aveiro poderia representar um corte superior a 60 mil automóveis para Vigo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com