[weglot_switcher]

Stratesys diz que as finanças integradas e a IA redefinem o setor financeiro em 2025

A empresa especializada em transformação digital, e que acompanha bancos, seguradoras e empresas na adoção de soluções inovadoras, diz que “estamos numa nova era das finanças integradas”.
21 Abril 2025, 16h16

O modelo tradicional de prestação de serviços financeiros, em que as empresas recorriam separadamente a bancos e seguradoras, está a evoluir rapidamente, conclui a Stratesys, multinacional tecnológica, que lembra que “atualmente, os serviços financeiros são integrados diretamente nos processos empresariais, originando cadeias de valor mais eficientes, automatizadas e com menor fricção. Esta integração não só otimiza a gestão de pagamentos e riscos, como também acrescenta valor em toda a cadeia de fornecimento”.

A empresa especializada em transformação digital, e que acompanha bancos, seguradoras e empresas na adoção de soluções inovadoras, diz que “estamos numa nova era das finanças integradas”.

“A digitalização e a utilização de APIs financeiras permitiram que os serviços bancários e seguradores se tornassem uma extensão natural das plataformas empresariais”, defende a Stratesys. O resultado é “uma experiência fluida para empresas e consumidores, na qual os processos financeiros deixam de ser um entrave e passam a ser parte integrante da operação”, refere a tecnológica.

Além disso, acrescenta, “esta integração tem possibilitado a adoção de novos modelos de negócio baseados em dados financeiros em tempo real. A capacidade de prever necessidades de liquidez, avaliar riscos de clientes e otimizar custos financeiros, através de algoritmos avançados, está a transformar a forma como as empresas gerem as suas finanças”.

A Stratesys defende que “a integração financeira traz inúmeros benefícios às empresas, começando pela automatização de processos, que reduz prazos e minimiza erros em pagamentos, financiamentos e cobranças”.

“A implementação de modelos de seguros automáticos dentro das transações comerciais permite ainda uma redução significativa do risco, conferindo maior segurança às operações”, acrescenta.

Outro benefício apontado pela Stratesys é a otimização dos fluxos de caixa, permitindo às empresas aceder a linhas de crédito em tempo real e melhorar a eficiência da sua gestão de liquidez. “Por sua vez, a digitalização destes processos melhora a experiência do utilizador, eliminando procedimentos manuais e reduzindo barreiras burocráticas, refere a empresa.

Por fim, “esta evolução torna os serviços financeiros mais acessíveis, permitindo que empresas de qualquer dimensão beneficiem de soluções anteriormente reservadas às grandes corporações, eliminando a dependência dos intermediários tradicionais”, acrescenta.

A Stratesys cita as plataformas de e-commerce e marketplaces, grandes plataformas de comércio eletrónico, que têm vindo a integrar serviços financeiros que possibilitam pagamentos instantâneos, financiamento a vendedores e seguros embutidos. Exemplos como o Amazon Pay ou o Shopify Payments facilitam transações, sem necessidade de recorrer a terceiros.

A tecnológica diz ainda que os Sistemas de Planeamento de Recursos Empresariais (ERP), como SAP, Oracle ou Microsoft Dynamics, têm incorporado serviços financeiros para otimizar a gestão de pagamentos e tesouraria. “Modelos como o Supply Chain Finance permitem aos fornecedores receberem antecipadamente com desconto, mantendo-se os prazos de pagamento das empresas”, defende a empresa.

O setor segurador também evoluiu com a integração em plataformas empresariais e marketplaces, refere a Stratesys. “Atualmente, as seguradoras oferecem coberturas automáticas com base no tipo de compra, garantindo proteção em transações B2B e no comércio eletrónico” acrescenta.

Futuro da integração financeira

“A integração financeira está a redefinir o ecossistema empresarial, otimizando processos, reduzindo custos e minimizando riscos. À medida que as empresas adotam plataformas abertas e exploram APIs financeiras, estas soluções tornam-se indispensáveis para garantir competitividade. Para bancos e seguradoras, esta transformação representa uma oportunidade estratégica para evoluírem os seus modelos de negócio e reforçarem a sua relevância num contexto cada vez mais digital”, defende a Stratesys.

“O setor financeiro encontra-se num ponto de viragem e a integração de serviços embutidos não é apenas uma tendência, é uma necessidade estratégica. Na Stratesys, apostamos em soluções que permitam às empresas e instituições financeiras avançar para uma operação mais ágil, eficiente e centrada no cliente”, conclui Felipe Escudero, Partner da área de Banca & Seguros na Stratesys.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.