[weglot_switcher]

Subida de preço da eletricidade ameaça retirar multinacional do país (com áudio)

“Temos conhecimento de empresas que estão a ponderar a relocalização para países onde os custos com a energia sejam inferiores. Há, pelo menos, uma multinacional, que tem produção em Portugal e está a pensar deslocalizá-la por causa dos preços”, disse Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, ao “Negócios”.
11 Outubro 2021, 10h12

A subida do preço da eletricidade em Portugal já começou a apresentar impacto na atividade das empresas nacionais, sendo que a Associação Empresarial de Portugal (AEP) apontou ao “Jornal de Negócios” que tem conhecimento de uma multinacional que pondera mudar-se para outros países com custos mais baixos.

“Temos conhecimento de empresas que estão a ponderar a relocalização para países onde os custos com a energia sejam inferiores. Há, pelo menos, uma multinacional, que tem produção em Portugal e está a pensar deslocalizá-la por causa dos preços”, disse Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, à publicação.

O responsável da associação admite que a escalada de preços, que atingiu os 288,53 euros por MWh no início de outubro no mercado ibérico, levam a um grande impacto na competitividade da atividade. A AEP já alertou o Ministério da Ambiente e o Governo para o aumento dos preços, visto que está a pôr em causa a carteira de encomendas e compromissos assumidos por empresas nacionais, tendo pedido solidariedade e abdique de uma parte da receita fiscal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.