[weglot_switcher]

SunEnergy conclui grande projeto de autoconsumo solar na ETAR de Alcanena 

Ao todo foram instalados 1.764 painéis solares fotovoltaicos de 550W. Projeto visa reduzir a fatura energética, além de contribuir para a proteção ambiental, diminuindo as emissões de CO2 em aproximadamente 300 toneladas por ano.
8 Janeiro 2025, 18h56

A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, finalizou recentemente um dos maiores projetos de autoconsumo em Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Portugal, com a instalação de 1.764 painéis solares fotovoltaicos de 550W na ETAR de Alcanena, no distrito de Santarém.

Com uma potência total de 970 kW, este projeto permitirá à ETAR de Alcanena reduzir significativamente a sua fatura energética, além de contribuir para a proteção ambiental ao diminuir as emissões de CO2 em aproximadamente 300 toneladas por ano.

A instalação conta ainda com um sistema de monitorização de produção painel a painel, permitindo a identificação imediata de quaisquer problemas, o que aumenta a eficiência e a performance global do sistema.

Rui Rosa, Responsável de Gestão de Manutenção da Aquanena, destacou a importância da sustentabilidade, afirmando o objetivo de “colmatar o consumo energético elevado e regular das ETARs. Estamos a ajudar o planeta e a reduzir despesas de energia”, acrescentou.

Jaime Veiros, Responsável de Desenvolvimento de Negócio da SunEnergy, reforçou que “a redução da fatura energética e da pegada ecológica têm sido fatores fundamentais para as empresas adotarem fontes de energia mais sustentáveis, como a energia solar fotovoltaica. A SunEnergy tem estado ao lado de muitas destas empresas, posicionando-se como um dos principais players no setor da energia solar em Portugal”, concluiu.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.