As mudanças que vão ter lugar na rede de supermercados Supercor em Espanha – o El Corte Inglés decidiu trespassar um quarto desta rede ao Carrefour – não abrangem as lojas da marca presentes em Portugal, de acordo com garantia de fonte oficial do El Corte Inglés ao JE.
Em 2021, Enrique Hidalgo, responsável máximo do El Corte Inglés em Portugal, admitia em entrevista ao “Expresso” que a rede de supermercados Supercor até poderia ser reforçada, mas apenas com aberturas pontuais em regiões como o Algarve. Atualmente, o El Corte Inglés dispõe de seis lojas Supercor em Portugal: duas em Lisboa e mais quatro no Porto, Braga, Coimbra e Sintra).
A ECIGA – El Corte Inglés, Grandes Armazéns, S. A. – empresa portuguesa do Grupo El Corte Inglés, ultrapassou, no exercício de 2022 fechado a 28 de fevereiro passado, um volume de negócios de 583,9 milhões de euros, o que representa um aumento de 20,2% relativamente ao exercício anterior.
“Esta evolução é alcançada num período em que, segundo os dados oficiais, o consumo privado subiu apenas 5,7%, o que corresponde, portanto, a um aumento da quota de mercado”, refere a empresa em comunicado.
Segundo o Relatório e Contas, já consolidado e apresentado esta sexta-feira em Madrid, o resultado líquido do exercício fixou-se nos 19,5 milhões de euros “e é também o mais alto alcançado pela empresa, que cumpriu 21 anos de atividade em Portugal”. Já o resultado bruto do exercício (EBITDA) subiu para os 51 milhões de euros, 13% acima do valor alcançado no exercício de 2021.
Trespasse no valor de 60 milhões de euros
O El Corte Inglés trespassou 25% da sua rede de supermercados Supercor ao Carrefour por 60 milhões de euros, de acordo com informação pelos media de economia em Espanha esta quinta-feia.
Explica o “Cínco Dias” que esta transação representa uma mudança de estratégia por parte do El Corte Inglés no que diz respeito à área da alimentação, já que a cadeia considera estes estabelecimentos como “não estratégicos” devido às suas dimensões ou localização.
Apesar deste negócio ainda carecer de uma aprovação final por parte da Autoridade da Concorrência espanhola, no “país-vizinho” já dão como garantida a transação que vai envolver 47 lojas da rede de supermercados de proximidade Supercor.
Em fevereiro deste ano, a rede Supercor totalizava 189 lojas em Espanha, pelo que este negócio envolve assim um quarto deste universo, que agora passa para as mãos da Carrefour.
Apesar de deixar de explorar comercial estas 47 lojas, o El Corte Inglés vai manter-se como proprietário do espaço e colocou ainda no negócio algumas exigências ao Carrefour, nomeadamente determinadas obrigações para a manutenção dos postos de trabalho.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com