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Supermercado alemão promove campanha contra racismo e xenofobia

A cadeia de supermercados alemã Edeka decidiu, por um dia, retirar todos os produtos que não fossem de produção nacional das prateleiras do seu supermercado em Hamburgo, numa iniciativa para valorizar a diversidade e a variedade existentes no dia-a-dia das pessoas.
24 Agosto 2017, 19h06

Um supermercado da cadeia alemã Edeka, localizado na cidade de Hamburgo, decidiu realizar uma campanha de combate ao racismo e à xenofobia. Para tal, no passado sábado foram retirados das prateleiras todos os produtos produzidos fora da Alemanha e o resultado ficou à vista: os corredores ficaram vazios e as prateleiras continham apenas pequenas mensagens que valorizam a diversidade no quotidiano das pessoas, noticia o jornal Público.

A campanha de sensibilização tinha como objetivo demonstrar a importância da diversidade e, neste caso em específico, mostrar como seriam limitadas as opções num supermercado se só existissem produtos nacionais. “É assim que uma prateleira é sem [produtos] estrangeiros”, informa uma das mensagens ao passo que outra relata que “sem diversidade seremos assim tão pobres”.

A campanha, que surgiu na véspera da ida às urnas para as eleições federais, num período em que o racismo e a xenofobia têm vindo ao de cima com o aumento do número de imigrantes e refugiados à procura de abrigo na Europa, foi aplaudida por uns, enquanto que outros afirmaram que tomar uma posição política não se trata de uma responsabilidade do supermercado.

Segundo uma porta-voz da cadeia de supermercados alemã, receberam “reações muito positivas”. “O [grupo] Edeka apoia a variedade e diversidade. Nas nossas lojas vendemos numerosos produtos que são desenvolvidos em várias regiões da Alemanha. Mas apenas juntamente com os produtos de outros países é possível criar uma diversidade única que os nossos consumidores valorizam”, salientou, citada pelos órgãos de comunicação locais.

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