Surdos já podem ligar para os serviços de emergência através de nova aplicação

Esta aplicação é “exclusivamente dedicada aos cidadãos surdos e destina-se a possibilitar a essa população um canal privilegiado de contacto com o serviço 112 para comunicação de emergências”, segundo o Governo.

Estava prometida há cerca de dois anos e agora chega aos telemóveis de cidadãos portugueses que sofram de perda auditiva. A Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna (MAI) indicou a criação e o funcionamento da aplicação MAI 112, gratuita.

Esta aplicação é “exclusivamente dedicada aos cidadãos surdos e destina-se a possibilitar a essa população um canal privilegiado de contacto com o serviço 112 para comunicação de emergências”, indica a própria Secretaria Geral do MAI. De acordo com este ministério, a aplicação para smartphone incluiu videoconferência com acesso a tradução simultânea através de intérprete de Língua Gestual Portuguesa (LGP), geolocalização, envio de mensagens pré-definidas e personalizadas pelo cidadão e envio de mensagens pelo cidadão.

“Estes novos canais de comunicação com o serviço 112, disponibilizados à comunidade de cidadãos surdos com domínio da LGP, exigiu um significativo esforço não só ao nível das mudanças tecnológicas implementadas no Serviço 112, mas também ao nível dos recursos humanos envolvidos no processo de atendimento e despacho”, revela a Secretaria Geral do MAI.

Para a criação do atendimento destes cidadãos, adaptaram-se os centros operacionais a novas fontes, como vídeo e mensagens, a equipa operacional foi treinada e preparada para “novas formas de atendimento”, contratação e treino de intérpretes de LGP e definição de novos procedimentos para o atendimento imediato a cidadãos surdos.

Recomendadas

“Não me resigno perante um PSD destituído de ambição”. Miguel Pinto Luz formaliza candidatura

Na formalização da candidatura à liderança dos social-democratas, Miguel Pinto Luz defendeu que é tempo de deixar liderar os protagonistas que “gostam do PSD” e rejeitou prestar qualquer tipo de “vassalagem” a outras forças políticas. “Não me conformo ao ver o PSD convalescente e a disputar o campeonato dos pequeninos. Esse não é o meu PSD”, sublinhou.

Trump diz que teve uma reunião “muito boa e cordial” com Powell

Donald Trump diz que “foi tudo discutido, incluindo taxas de juro, taxas negativas, baixa inflação, ‘quantitative easing’, a força do dólar e os seus efeitos na manufatura, comércio com a China, União Europeia e outros” na reunião com o responsável pela política monetária norte-americana.

Governo apresentou queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras em incumprimento

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou esta segunda-feira que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério Público.
Comentários