[weglot_switcher]

Surto de vírus desconhecido na China é transmissível entre humanos, alertam autoridades de saúde

A nova estirpe de coronavírus foi descoberta na cidade de Wuhan, no centro da China, que tem 11 milhões de habitantes. A Comissão Nacional de Saúde da China alertou para que haja maior precaução por parte dos habitantes já que se aproxima a celebração do Ano Novo chinês no final desta semana.
20 Janeiro 2020, 18h37

A Comissão Nacional de Saúde da China confirmou, esta segunda-feira, que o coronavírus é transmissível entre humanos. O número de pessoas infetadas com o vírus mais do que triplicou nos últimos dias, depois de ter chegado às maiores cidades chinesas. As autoridades confirmaram uma terceira morte causada pelo vírus e avançam que há mais de 200 novos casos do novo tipo de pneumonia viral. Também já viajou para o Japão, Tailândia e Coreia do Sul.

A Comissão Nacional de Saúde da China detetou pelo menos dois casos em que o vírus se transmitiu entre humanos. As infeções ocorreram entre profissionais de saúde, na província de Guangdong, no sudeste do país. Zhong Nanshan, um cientista chinês da Comissão Nacional de Saúde garantiu num comunicado à televisão estatal que a transmissão entre humanos do novo tipo de pneumonia viral tinha sido “comprovada”.

“Este surto é extremamente preocupante. A incerteza e o vazio permanecem, mas agora está claro que existem uma transmissão de pessoa para pessoa”, disse Jeremy Farrar, especialista em epidemias de doenças infeciosas.

Mais de um mês depois do primeiro caso, as autoridades chinesas confirmaram 217 novos casos do coronavírus na China esta segunda-feira, 198 deles em Wuhan – cidade no centro do país onde a epidemia parece ter começado. Foi igualmente confirmada uma terceira morte causada por este novo tipo de pneumonia viral.

Zhong Nanshan afirmou que as duas pessoas infetadas em Guangdong não estiveram em Wuhan, mas familiares dos doentes visitaram a cidade.

Pela primeira vez, foram detetados casos do novo tipo de pneumonia viral para além da cidade de Wuhan, incluindo a capital chinesa. Cinco novos casos foram confirmados em Pequim e 14 na província de Guango. Xangai confirmou também, esta segunda-feira, o primeiro caso de coronavírus.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.