A brasileira Suzano Papel e Celulose, efetuou uma aproximação à International Paper, com vista a lançar uma oferta em dinheiro que avalia a companhia norte-americana próxima de 15 mil milhões de dólares.
Segundo a “Reuters”, a Suzano já comunicou verbalmente ao conselho de administração da International Paper a intenção de fazer uma oferta — de 42 dólares por ação e que seria paga 100% em cash — e anunciou que deve formalizar a oferta nos próximos dias.
A concretizar-se, o negócio vai agitar a indústria da pasta e papel e poderá ameaçar a aquisição da britânica DS Smith por parte da International Paper.
A proposta vem menos de um mês depois da International Paper concordar em comprar a britânica DS Smith por 7,2 mil milhões de dólares. Uma das condições da oferta da Suzano, no entanto, é que essa aquisição seja cancelada, segundo a “Reuters”.
A Suzano está a mudar o CEO, o novo, João Alberto Abreu, vai assumir a posição no dia 1 de julho, substituindo Walter Schalka, que estava há mais de 10 anos no cargo.
Para a Suzano, a transação seria uma forma de crescer em embalagens num momento em que o setor de papel e celulose sofre com uma desaceleração.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com