[weglot_switcher]

Swatch junta-se à CGD e lança um relógio que faz pagamentos contactless

A CGD fez um acordo com a Swatch e daí nasceu o SwatchPAY! que pode ser utilizado com as mesmas regras do contactless em Portugal, em todos os terminais de pagamento habilitados, até ao montante de 50 euros, bastando aproximar o relógio do terminal e substituindo, assim, a necessidade de utilização física do cartão de crédito ou débito, ou telemóvel para pagamentos. 
  • Rafael Marchante/Reuters
2 Dezembro 2020, 14h59

A inovação tecnológica está a levar os bancos para alianças improváveis. Essa é o caso da parceria entre a Swatch e Caixa Geral de Depósitos que deu origem ao lançamento de um novo relógio Swatch com funcionalidade de pagamento via contactless e que está disponível em Portugal.

A Caixa é a entidade bancária parceira exclusiva durante o período de lançamento deste serviço.

“A Swatch lança em Portugal uma nova linha de relógios que permite fazer pagamentos de compras nas lojas via contactless – os modelos SwatchPAY! -, num lançamento pioneiro que conta com a Caixa Geral de Depósitos como entidade bancária parceira”, refere um comunicado da fabricante de relógios.

O SwatchPAY! pode ser utilizado com as mesmas regras do contactless em Portugal, em todos os terminais de pagamento habilitados, não precisando de introdução de pin até ao montante de 50 euros, bastando aproximar o relógio do terminal e substituindo, assim, a necessidade de utilização física do cartão de crédito ou débito, ou telemóvel para pagamentos.

O relágio está equipado com um chip NFC localizado por baixo do mostrador do relógio e assim permite aos seus portadores realizar pagamentos “de uma forma segura e conveniente – fazendo-o apenas com um simples rodar de pulso”.

Para tal, os clientes devem escolher um dos modelos SwatchPAY! disponíveis em Portugal, ter uma conta aberta na Caixa Geral de Depósitos com cartão de débito, crédito ou pré pago associado, e proceder à ativação do relógio nas árias lojas selecionadas.

O SwatchPAY tem cinco modelos e chega ao mercado com  preços entre os 85 e os 105 euros.

Para além das lojas físicas e online da Swatch, o relógio está também acessível em qualquer agência ou canal digital da Caixa Geral de Depósitos, banco português, líder de mercado em número de clientes e em utilizadores de cartões de débito e crédito.

“A segurança é um elemento central no SwatchPAY!, sendo possível através da SwatchPAY! App by wearonize definir várias funcionalidades de segurança, como consulta de movimentos, bloqueio em caso de roubo ou dissociação do cartão”, diz o comunicado.

Ao contrário dos Smartphones, os novos SwatchPAY! não requerem qualquer bateria para realização de pagamento, tornando-os mais flexíveis e duráveis por comparação a outros métodos. Como todos os relógios Swatch, estes modelos são também resistentes à água até uma profundidade de 30 metros, garante a Swatch.

“Este inovador serviço de pagamentos digitais da Swatch foi introduzido pela primeira vez na China em 2017, chegando em 2019 à Suíça, e estando hoje disponível em 7 países”, conta a empresa em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.