[weglot_switcher]

Sysmex investe no aumento da presença no mercado português

O grupo de origem nipónico especializado em diagnósticos e serviços de hematologia, quer aproveitar a retração dos investimentos de outras empresas para cimentar a sua posição no mercado nacional.
6 Outubro 2022, 20h08

A Sysmex, empresa de origem nipónica especializada em tecnologia sanitária e em diagnósticos e serviços de hematologia, acaba de abrir oficialmente a sua filial em Portugal, embora a empresa esteja a operar no país há quase dois anos.

As novas instalações da Sysmex Portugal, localizadas na zona do Porto, em Matosinhos, vão permitir “uma maior proximidade com o mercado” e o “crescimento acima dos 10%” do volume de negócios do grupo, disse ao JE, em entrevista, Arndt Knestel, diretor-geral da Sysmex Espanha e Portugal. O grupo nipónico opera na Europa a partir de Hamburgo, com o negócio ibérico a contar com um elevado grau de autonomia. “Não queremos intermediários entre as nossas propostas e o mercado”, adiantou ainda, para explicar que a operação portuguesa irá colocar à disposição todo o portefólio de que é responsável.

Para Arndt Knestel, “Portugal é um desafio importante. Um dos nossos principais objetivos é fazer um diagnóstico mais preciso e mais rápido através dos dispositivos Sysmex e colocar a nossa tecnologia ao serviço dos profissionais e pacientes portugueses”.

O investimento da Sysmex numa altura em que muitas empresas estão em período de contenção dá-se precisamente porque “essa é sempre a melhor altura para investir”, referiu o diretor-geral. Aliás, o sistema de saúde nacional precisa de fortes investimentos em diversas áreas – numa altura em que, especificou, o orçamento para a saúde é, em absoluto, elevado, mas insuficiente em termos per capita.

O material colocado à disposição do mercado pela empresa permite, aliás, ir de encontro a um dos desígnios do sistema de saúde: “menos hospital, mais ambulatório, mais internamento em sistema caseiro”.

A Sysmex – cotada na bolsa de Tóquio – opera em mais de 190 países e regiões em todo o mundo e emprega mais de 9.500 pessoas. Conta com várias áreas de negócio: hematologia, ciências da vida, urinálise, investigação e indústria, cuidados primários, hemostasia e imunoquímica, cuidados de saúde essenciais e citometria de fluxo.

As vendas líquidas da empresa no final do exercício financeiro (terminado em março de 2022), foram de 2,79 mil milhões de euros, com a região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) a representar 27,9% desse montante.

A subsidiária Sysmex Portugal foi fundada em dezembro de 2020. Até então, a marca e os produtos Sysmex tinham estado presentes no mercado português através de um distribuidor.

A Sysmex Portugal, a partir “dos nossos escritórios em Matosinhos e com uma presença a nível nacional”, apoiará os profissionais de saúde fornecendo produtos, soluções e serviços de diagnóstico médico.

A abertura oficial, atrasada devido à pandemia, contou com a presença de Shigeru Ushio, embaixador do Japão em Portugal, e Hisashi Ietsugu, presidente e CEO da Sysmex Corporation, entre outros membros da equipa de gestão tanto da Sysmex Corporation como da Sysmex Europe.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.