TAP lança três novas rotas para Maceió, Montreal e Boston

As três novas ligações vão arrancar no próximo ano e serão assegurados pelo novo modelo de avião mais eficiente, o Airbus A321LR.

Tiago Petinga/Lusa

A companhia aérea nacional vai inaugurar nos próximos meses três novas rotas a partir dos aeroportos nacionais para destinos no Brasil e nos Estados Unidos, utilizando para o efeito os novos aviões da frota do modelo de longo curso, os Airbus A321LR.

“As três novas ligações da companhia reforçam a tendência de forte crescimento da atividade no mercado brasileiro e do Atlântico Norte”, destaca um comunicado da transportadora aérea, sendo que os níveis de economia de combustível e de eficiência deste novo modelo de aviões está a impulsionar o crescimento da empresa.

A mesma nota informativa adianta que “o investimento em equipamentos mais modernos, eficientes e confortáveis, com destaque para a entrada dos novos aviões do modelo A321LR, permitem à TAP aumentar também as frequências para as cidades de Natal e de Belém, crescendo de três para cinco voos por semana para cada um dos destinos e explorar um novo mercado no Brasil”.

“O A321LR é mais eficiente ao nível do consumo de combustível. É um avião que permite à TAP operar para mercados não acessíveis a aeronaves ‘wide body’ [aviões de fuselagem larga, com três filas de assnetos] e com maior poupança nos custos de operação”, explica o referido comunicado.

“Esta aeronave, o A321LR, a que costumo chamar ‘Lisbon Range’, é um verdadeiro ‘game changer’. A forma de viajar entre o Brasil e a Europa é agora mais moderna, eficiente e amiga do ambiente. Com a despedida dos aviões antigos, os voos de e para o Brasil passam a ser operados, em exclusivo, por aviões novos ou com interiores de cabina modernos, que permitem oferecer aos passageiros níveis elevados de conforto”, afirma Antonoaldo Neves, CEO da TAP.

A rota da TAP para Maceió terá três frequências semanais. As saídas de Lisboa são às 17:15 com chegada ao destino brasileiro às 21:15, hora local, às quartas, sextas e domingos.

“Com o reforço da rede no Brasil no próximo ano, a TAP passa a operar neste mercado um total de 92 frequências semanais, mais 15 do que em 2015”, assinala o comunicado da transportadora aérea nacional, acrescentando que “das rotas existentes para o mercado brasileiro, esta é a primeira vez em cinco anos que a companhia portuguesa anuncia uma nova rota”.

O mesmo comunicado realça que, “apesar da crescente concorrência neste mercado, a TAP manteve a sua quota de mercado na ordem dos 26%, sendo a companhia europeia a oferecer mais rotas e a disponibilizar mais lugares”, sobressaindo o facto de que, “só em 2018, a TAP transportou 89% dos passageiros com voos diretos entre o Brasil e Portugal”.

Maceió, capital do estado brasileiro de Alagoas, no Nordeste, é, desta forma, a nova cidade do Brasil a receber, em 2020, os aviões de última geração da companhia portuguesa, tornando-se assim o 11º destino da TAP neste país.

Os responsáveis da TAP consideram que “Maceió é o destino certo para famílias e os amantes de sol, mar e cultura”.

TAP vai passar a ter 11 rotas para os EUA e Canadá

As outras duas novas rotas destinam-se ao Canadá e aos Estados Unidos, que nos últimos três anos passaram a ter o mesmo número de ligações aéreas asseguradas pela TAP para o Brasil, tendo crescido de três para 11 rotas no Atlântico Norte.

“A inauguração das linhas de Lisboa-Montreal e de Ponta Delgada-Boston evidenciam a concretização de um dos caminhos estratégicos traçados desde o início do processo de transformação da TAP: a conquista do Atlântico Norte”, garante o referido comunicado.

“Este é um momento histórico no percurso da companhia. Com a inauguração destas novas rotas, a TAP passa assim de três rotas, em 2015, para 11, com destino à América do Norte, o mesmo número que o Brasil. Este é mais um passo importante no plano de diversificação e expansão da rede da companhia, que reforça a sua exposição a novos e menos voláteis mercados”, afirma Antonoaldo Neves.

A companhia nacional vai operar seis frequências semanais entre Lisboa e Montreal. Os voos partem da capital portuguesa todos os dias da semana, exceto às quartas, pelas 14:55, e chegam à cidade canadiana pelas 17:40, hora local. As reservas estão disponíveis para venda a partir do dia 25 de novembro, com início de operação no próximo ano.

De influência francesa, mas cosmopolita e multicultural, Montreal é a segunda maior cidade do Canadá.

Clientes transportados de e para a América do Norte cresceu 250% desde 2015

A outra nova rota da TAP prevista para o próximo ano é entre Ponta Delgada e Boston, nos Estados Unidos.

“Ponta Delgada-Boston é uma das rotas estratégicas que vêm reforçar o crescimento da companhia no Atlântico Norte. A partir de 2020, Portugal terá, a partir de Lisboa e de Ponta Delgada, duas rotas diretas para Boston, cidade ‘hub’ da JetBlue, parceira da TAP, o que permitirá à companhia portuguesa transportar ainda mais passageiros provenientes de vários pontos dos EUA”, salientam os responsáveis da transportadora aérea nacional.

Segundo o referido comunicado, “no total, a TAP vai operar no próximo ano 82 frequências semanais no mercado norte-americano, o que representa um aumento significativo da oferta em comparação com 2015, ano em que a companhia operava apenas 16 frequências semanais.

Em Portugal Continental, “a companhia também vai aumentar o número de ligações entre Lisboa e Ponta Delgada, passando de quatro para cinco diárias”.

“Com estas novas ligações e restantes incrementos de oferta, a TAP estima transportar entre Portugal e o  Atlântico Norte mais 390 000 norte-americanos no próximo ano (85 000 nas duas rotas), contribuindo cada vez mais para a economia nacional e para o crescimento do turismo. Atualmente, a TAP transporta perto de um milhão de passageiros da América do Norte”, revela o a nota informativa da empresa.

Os responsáveis da TAP sublinham que a América do Norte “é já um dos três principais mercados da companhia, saindo da nona posição que ocupava no início do processo de transformação da empresa”, referindo que “desde 2015 e até outubro de 2019, o número total de clientes transportados de e para a América do Norte registou um aumento na ordem dos 250%”.

 

Ler mais
Recomendadas

Seguradora Fidelidade entra no mercado chileno

Com esta entrada no Chilea Fidelidade vai também apostar em alianças com parceiros estratégicos locais, alavancadas numa rede ampla de corretores e grandes retalhistas e de bancassurance, apostando numa qualidade de serviço superior com o objetivo de proporcionar o melhor serviço aos clientes.

PAN pede campanha informativa sobre 5G em Matosinhos

Matosinhos tem uma Zonal Livre Tecnológica, promovida pelo CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, da qual faz parte a NOS. A operadora usa a zona para testar 5G e em outubro anunciou ter coberto “integralmente” com a nova tecnologia móvel. Agora o PAN pede palestras, conferências e debates por toda a cidade para explicar o que é o 5G.

PremiumPropostas não vinculativas pela Brisa são esperadas até 19 de dezembro

O grupo José de Mello e o fundo Arcus, que controlam a maioria do capital, colocaram à venda 80% da empresa (40% cada um).
Comentários