Pedro Nuno Santos, antigo ministro das Infraestruturas, criticou esta segunda-feira, no espaço de comentário da SIC Notícias António Costa e Fernando Medina a propósito do dossier da reprivatização da TAP, a propósito da questão do hub e do facto do primeiro-ministro e do ministro das Finanças terem referido que o preço seria o último critério para a venda da companhia.
Esta segunda-feira, António Costa assegurou, no primeiro dia do debate na generalidade do OE2024 e em resposta à bancada do PCP, que se o hub de Lisboa não estiver garantido, não haverá privatização da TAP.
“Já definimos muito bem quais são os critérios relativamente à privatização da TAP, o último critério é mesmo o preço e o primeiro é mesmo a preservação da importância estratégica da TAP para a economia portuguesa e a preservação do hub de Lisboa”, assegurou.
O antigo ministro das Infraestruturas começou por criticar de forma acérrima a forma como, no seu entender, António Costa e Fernando Medina estão a desvalorizar a questão do preço: “Não valoriza a empresa dizer-se que o preço é o último critério num processo de venda. Quem vende uma empresa não pode dizer isso”.
Sobre a questão do hub, Pedro Nuno Santos concordou com a ideia de António Costa de que o hub é muito importante mas sublinhou que esse aspeto não pode retirar valor ao preço de venda da TAP: “Uma coisa não impede a outra”, realçou.
“O hub é uma falsa questão. Podemos colocar essa exigência e o comprador pode mudar a oferta perante exigência e dizer, por exemplo, que são menos 200 milhões de euros no preço. Mas não precisamos de colocar essa exigência porque a Lufthansa ou a Air France/KLM quando vêm comprar a TAP é por causa do hub não é por causa de mais nada, devido a essa ligação entre a Europa e o continente sul-americano e vários países da costa ocidental africana. Se é para vender a maioria do capital, mais vale concentrarmo-nos pela maximização do preço da empresa”, concluiu o deputado socialista.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com