[weglot_switcher]

TAP paga 5,75% para se financiar em 375 milhões de euros

A companhia aérea nacional anunciou no início da semana que iria ao mercado financiar-se em 300 milhões de euros. Os dados da agência financeira “Bloomberg” dão conta de um valor superior.
22 Novembro 2019, 14h26

A emissão de dívida a cinco anos da TAP termina esta sexta-feira, tem o valor de 375 milhões de euros e uma yield de 5,75%, segundo os dados avançados pela agência financeira “Bloomberg” e consultados pelo Jornal Económico.

O valor da emissão é superior ao inicial, uma vez que a companhia anunciou na segunda-feira que iria ao mercado financiar-se em 300 milhões de euros, numa oferta dirigida a investidores institucionais de obrigações sénior com maturidade em 2024.

Segundo a transportadora aérea portuguesa, as receitas da oferta servirão para antecipar o “reembolso de determinados empréstimos no âmbito do passivo existente da TAP e extensão do respetivo prazo médio de maturidade” e para o “pagamento de comissões e despesas relacionadas com a oferta das obrigações”.

A companhia aérea já tinha realizado este ano uma operação de financiamento no valor de 200 milhões de euros, na que foi a maior operação em bolsa desde 2012.

No início desta semana, a agência de notação financeira Stantard & Poor’s atribuiu o rating ‘BB-‘ (preliminar com “outlook” estável) à empresa e um rating similar, ‘BB-‘ a este empréstimo obrigacionista, enquanto a Moody’s, logo no dia seguinte, classificou a TAP com rating “B2” (“outlook” estável) e deu à emissão de obrigações anunciada um rating “B2”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.