PremiumTAP suspende ‘lay-off’ antes de apresentar plano de despedimentos

Administração reúne hoje com sindicatos para anunciar a medida, duas semanas antes da apresentação do plano de reestruturação a Bruxelas.

A administração da TAP vai reunir hoje com sindicatos para transmitir que vai suspender o regime de lay-off, medida que afeta a totalidade dos cerca de nove mil trabalhadores do grupo que estão nesse regime de apoio, com diferentes percentagens de aplicação de redução ou suspensão de trabalho, apurou o Jornal Económico (JE).

A decisão da administração, liderada de forma interina por Ramiro Sequeira enquanto a empresa recruta um novo CEO, surge cerca de duas semanas antes do prazo para o Governo apresentar o plano de reestruturação à DG Comp (Direção Europeia da Concorrência) da Comissão Europeia (CE), que é a 10 de dezembro.

OJEnoticiou, a 6 de novembro, que a BCG, que está a auxiliar a empresa no plano, propõe um corte de 150 milhões de euros nos custos com pessoal e prevê, no cenário mais adverso, a redução em 2021 de até dois mil postos de trabalho no grupo, que inclui outras empresas, como a Portugália e a GroundForce.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Relacionadas

PremiumPlano da TAP prevê até duas mil saídas no grupo no pior cenário

Consultores da BCG propõem um corte de 150 milhões de euros nos custos com pessoal. Redução do número de postos de trabalho no grupo pode ser mitigada com reformas antecipadas e cortes salariais.

TAP: Sitava diz que já se perderam três mil postos de trabalho no grupo

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) disse esta terça-feira que já se perderam três mil postos de trabalho nas quatro empresas do grupo TAP, pela não renovação de contratos a termo e cancelamento de contratos temporários.

TAP prevê operar cerca de 30% da sua capacidade em novembro e dezembro

A TAP prevê operar cerca de 30% da sua capacidade em novembro e dezembro e reforçou as rotas com maior procura no Natal e Ano Novo, mas a operação fica “muito aquém” da anterior à pandemia, foi hoje divulgado.

PremiumeuroAtlantic propõe cooperação com TAP para “solução comum”

O CEO da euroAtlantic, Eugénio Fernandes, revelou ao JE que já teve uma reunião com o ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, para avaliar o tipo de apoios a que pode aceder a sua empresa.
Recomendadas

Super Bock Group investe 30 milhões em Pedras Salgadas

A modernização do Centro de Produção de Pedras Salgadas e a expansão do Pedras Salgadas Spa & Nature Park, são os dois principais itens do novo investimento, que vai criar 30 novos postos de trabalho.

Greenvolt com resultados do semestre em queda de 82% para cerca de um milhão

O resultado líquido do exercício da empresa de energias renováveis foi de cerca de um milhão de euros, o que traduz uma queda de mais de 80% e reflecte a evolução do EBITDA.

Promotores de espetáculos apelam ao Governo: “verão já está perdido”

O apelo, com quatro medidas de caráter urgente, foi feito numa carta enviada a António Costa e divulgada aos jornalistas, nas vésperas de uma nova reunião do Conselho de Ministros e um dia depois de o Governo ter reunido com peritos, no Infarmed, em Lisboa, para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em Portugal.
Comentários