[weglot_switcher]

TAP tem interessados à privatização fora da Europa, revela Governo

O Ministério das Infraestruturas, liderado por Miguel Pinto Luz, está decidido em encerrar o capítulo TAP, ou seja, terminar o processo de reprivatização iniciado por António Costa. Governo revelou à imprensa espanhola que há interessados fora da Europa.
TAP
10 Outubro 2024, 09h41

O Governo de Luís Montenegro está preparado para acelerar a venda da TAP, estando a prever fechar os detalhes do processo de privatização até ao fim do presente ano para encerrar a venda da companhia aérea até ao fim do primeiro semestre de 2025.

Quem o diz é o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, ao jornal “Faro de Vigo”. O governante assume que a IAG, dona da Iberia e Vueling, é uma das interessadas em adquirir a companhia nacional, apesar de haver interesse fora das fronteiras europeias: Há muitos interessados “não só da Europa, mas também de fora”, contou Hugo Espírito Santo à publicação.

O braço direto do ministro Miguel Pinto Luz admitiu ainda que este ano marcará o ponto de viragem para a privatização da TAP, que sofreu uma intervenção estatal (e de Bruxelas) em 2021. “Do ponto de vista temporal, o nosso objetivo continua a ser ter a definição do modelo de privatização nas condições, restrições e objetivos do Estado este ano. Até ao fim de dezembro teremos esse modelo definido para que seja aprovado e começarmos”, apontou o secretário de Estado.

Lembramos que o anterior Governo, liderado por António Costa, não previa uma privatização a 100%, querendo que o Estado ficasse com algum tipo de participação, além dos 5% entregues aos trabalhadores da companhia área. Na altura, Fernando Medina, então ministro das Finanças, defendeu uma privatização “de pelo menos 51%”.

Na mesma conversa com o meio galego, Hugo Espírito Santo admitiu conversas com “entidades credíveis como IAG, Lufthansa, Air France e outros que estejam disponíveis para fazer uma proposta e entrar nesta corrida”.

“Gostaria muito de fazer o processo no primeiro semestre de 2025, isto é chegar ao fim e poder decidir. Temos uma decisão e depois podemos fechar o processo. É um processo que leva tempo e temos de o fazer de uma forma muito transparente e sólida. É este o nosso ponto de vista”, concluiu o número dois de Pinto Luz.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.