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TAP vai receber 447 milhões do empréstimo estatal até ao final de 2020

Até ao momento, foram pagos 499 milhões de euros pelos cofres públicos à TAP e o restante valor dos empréstimo inicial de 946 milhões será pago até ao final deste ano.
29 Setembro 2020, 14h05

A TAP vai receber 450 milhões do empréstimo estatal até ao final de dezembro deste ano. Este valor representa o valor restante do empréstimo do Estado à companhia aérea no valor total de 946 milhões de euros e que pode atingir os 1.200 milhões se as condições financeiras da transportadora piorarem.

Até ao momento, foram pagos 499 milhões de euros pelo erário público à TAP: uma primeira tranche de 250 milhões a 17 de julho, uma segunda de 224 milhões a 31 de julho e uma terceira de 25 milhões a 31 de agosto.

As próximas quatro tranches serão agora pagas mensalmente: 30 de setembro, 30 de outubro, 30 de novembro e no final de dezembro, adiantou hoje a TAP, que sublinhou que o empréstimo está sujeito ao pagamento de juros, e “sujeito ao cumprimento de relevantes condições”, decorrentes do acordo alcançado com o Estado.

Apesar do Governo já ter dito que existem 254 milhões de euros de reserva para injetar na TAP, se necessário, a TAP esclareceu hoje que o “Estado português não está obrigado a tornar disponível esta verba”.

A TAP também agora tem até ao dia 10 de dezembro para apresentar o seu plano de reestruturação junto da Comissão Europeia. Este plano vai ter de passar pelo crivo de Bruxelas e vai ditar o futuro da companhia aérea portuguesa no curto e médio prazo.

A transportadora aérea apresentou prejuízos de 582 milhões de euros no primeiro semestre, anunciou a empresa na segunda-feira, tendo registado uma diminuição de 62% no número de passageiros transportados durante os primeiros seis meses do ano.

TAP adia chegada de 15 Airbus para poupar 850 milhões de euros

A TAP renegociou com a Airbus a data de entrega de 27 novos aviões, o que vai permitir à companhia aérea portuguesa receber mais tarde as novas aeronaves.

Os novos aviões da transportadora aérea deveriam ser recebidos até 2025, mas com o novo calendário vão ser recebidos durante o espaço de mais dois anos, até 2027.

foi renegociada com a Airbus o diferimento das datas de entrega de 13 aeronaves A320neo de 2012-2022 para 2025-2027 e do diferimento da data de entrega dos A330neo de 2022 para 2024″, aponta a empresa.

A TAP aponta que o “acordo já alcançado com a Airbus” vai alterar os “contratos de aquisição de
aeronaves das famílias A320neo e A330neo”, o que vai permitir reduzir o CAPEX (investimento) em 2020-2022 no valor de cerca de mil milhões de dólares (856 milhões de euros) “por forma a alcançar um melhor alinhamento com o atual momento de mercado e as perspetivas para os próximos 18-24 meses”.

Nos A320neo, o acordo alcançado pela Airbus vai permitir diminuir o número de aeronaves a entregar em 2020, “adiando algumas entregas para 2021”. A empresa aponta também que o acordo “permitiu adiar a maioria das entregas originalmente previstas para 2021 e 2022 para o período entre 2025 e 2027”.

Já em relação aos A330neo, a TAP conseguiu o adiamento para 2024 das duas aeronaves “com entrega originalmente prevista para 2022, garantindo a TAP Air Portugal a possibilidade de troca destas aeronaves por outros modelos, a avaliar em função da retoma de mercado e necessidades da TAP Air Portugal na altura”.

https://jornaleconomico.pt/noticias/tap-chega-a-acordo-com-a-airbus-para-adiar-entrega-de-15-novos-avioes-para-poupar-856-milhoes-642436

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