[weglot_switcher]

Governo deixa sete conselhos aos consumidores sobre a Black Friday

Os portugueses devem estar atentos às falsas promoções que podem surgir nas lojas, reclamando caso detetem publicidade agressiva ou enganosa diretamente à Direção-Geral do Consumidor.
  • Andy Rain/EPA/Lusa
23 Novembro 2021, 17h40

Os descontos da Black Friday e da Cyber Monday estão a chegar e a Direção-Geral do Consumidor (DGC) alerta para a necessidade dos portugueses estarem atentos a falsas promoções em sites e redes sociais.

A organização tutelada pelo Ministério da Economia pede ainda que os consumidores verifiquem antecipadamente os preços nas lojas e na internet, comparando posteriormente a relação entre o preço e o desconto que é aplicado no âmbito do fim de semana de descontos. Desta forma, os próprios consumidores podem comparar os valores de venda dos produtos e avaliar as vantagens das lojas.

Nestes casos, a entidade aconselha a que os consumidores utilizem comparadores de preços dos produtos.

Os consumidores também devem ter atenção às políticas de trocas e devoluções de cada loja, alerta a Direção-Geral do Consumidor. Os portugueses devem também estar atentos às falsas promoções que podem surgir nas lojas, reclamando caso detetem publicidade agressiva ou enganosa. Estas práticas são proibidas e a DGC aconselha a que os portugueses denunciem as situações.

Os consumidores devem conhecer os direitos que os protegem e os mecanismos existentes para o seu exercício. Numa altura em que os valores da pandemia têm aumentado, a DGC apela a que os portugueses evitem filas e ajuntamentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.