[weglot_switcher]

Tarifas de Trump são “complicação adicional”, diz ministro da Economia

Castro Almeida defende aposta nas exportações para contornar tarifas de Trump, com as empresas a apostarem em novos mercados.
O ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, intervém na sessão plenária de apresentação do Programa do XXV Governo Constitucional, na Assembleia da República, em Lisboa, 17 de junho de 2025. MIGUEL A. LOPES/LUSA
19 Agosto 2025, 15h58

As tarifas de Donald Trump são uma “complicação adicional” para Portugal, disse hoje o ministro da Economia, Manuel Castro Almeida.

O ministro afirmou que o Governo quer aumentar as exportações de 46% para 55% do PIB, mas que esta meta foi definida antes da subida das tarifas dos EUA à União Europeia.

“Isso é uma complicação adicional, mas o Governo está cá para resolver problemas e ultrapassar dificuldades. Não há outra forma de aumentar o crescimento económico e a riqueza do país se não for através das exportações; o mercado interno é quase sempre o mesmo”, afirmou em declarações à margem de um evento na fábrica Autoeuropa, no distrito de Setúbal.

“A dificuldade que temos de superar é através da diversificação de mercados, encontrando outros locais para exportar. Estamos a reforçar as dotações para ajudar as empresas a encontrar outros mercados alternativos. Portugal nunca pode perder o foco de aumentar as exportações”, defendeu o governante em declarações aos jornalistas.

Questionado sobre a meta de crescimento da economia de 2% para este ano, o ministro disse que as tarifas “não vão ajudar, são uma dificuldade. Se houver dificuldades de exportar para os EUA, as empresas têm de encontrar mercados alternativos.”

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.