As tarifas do presidente norte-americano, Donald Trump, às importações da China estão a ter impacto nos pequenos retalhistas no início da época natalícia. Uma altura que devia de ter um impacto económico nos retalhistas, este ano está a ser de baixo stock e atrasos nas entregas.
Segundo a “Reuters”, as tarifas aplicadas às importações levaram a que muitos retalhistas americanos tivessem de optar entre pagar taxas elevadas ou encontrar novos fornecedores a um custo maior.
Esta decisão fez com que muitos retalhistas registassem atrasos nas suas entregas e vissem o seu stock perigosamente baixo antes da temporada de compras mais movimentada do ano. A época de novembro e dezembro representa, normalmente, cerca de um terço dos lucros anuais dos retalhistas nos Estados Unidos.
A situação pode deixar muitos pequenos retalhistas com stocks em baixo durante a Black Friday, que se realiza nesta sexta-feira.
Já os grandes retalhistas conseguem absorver estas oscilações de oferta com maior facilidade, devido à sua escala.
De acordo com uma análise de negócios da RapidRatings, as margens operacionais dos pequenos retalhistas com ativos totais inferiores a 50 milhões de dólares desceram para -20,7%, colocando 36% destes negócios com alto risco de falência.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com