[weglot_switcher]

Tarifas: UE enfrenta “ventos contrários” nas negociações com os EUA

A garantia é do comissário europeu do Comércio, na sequência de uma proposta efetuada por Bruxelas tendo em vista “zero tarifas” entre o bloco europeu e a maior economia do mundo. À falta de um acordo, garante que a UE não pode ficar “de braços cruzados”.
6 Maio 2025, 19h17

A União Europeia quer negociar com os Estados Unidos a redução das tarifas comerciais aplicadas pelos norte-americanos ao bloco europeu. Porém, enfrenta “ventos contrários”, que constituem sinais de que Bruxelas não pode ficar “de braços cruzados”.

As palavras são do comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, que reconhece que a UE quer ver os EUA baixarem as tarifas comerciais impostas ao bloco europeu. As negociações para esse propósito estão a decorrer, porém, até ao momento, sem sucesso.

“As nossas relações comerciais enfrentam atualmente ventos contra”, disse o comissário eslovaco, esta terça-feira, perante os deputados do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. “Creio que estarão de acordo comigo que numa situação como esta não é aceitável e não podemos permitir-nos a ficar de braços cruzados”.

A UE quer estabelecer um acordo de “zero tarifas” e, tendo isto em vista, colocou em cima da mesa de negociações, uma proposta com a mesma finalidade. Porém, até ao momento não há fumo branco à vista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.