A taxa de desemprego no Reino Unido desceu de 4,2% entre abril e junho para 4,1% no trimestre que vai de maio a julho, informou esta terça-feira o Office for National Statistics (ONS). Nesses três meses, ficaram menos 74 mil pessoas em situação de desempregado, o que reduziu o total para 1,4 milhões.
Entre os meses de maio a julho de 2024, o número dos desempregados há 12 meses diminuiu para mínimos de um ano e o número de desempregados há mais de 12 meses também caiu no último trimestre, embora se mantivesse acima das estimativas.
Por outro lado, o emprego aumentou: mais 265 mil cidadãos do Reino Unido para 33,2 milhões, o que representa a maioria (74,8%) da população. Mesmo os ordenados tiveram acréscimos: o salário dos britânicos excluindo bónus cresceu 5,1%, em termos homólogos, e a remuneração incluindo bónus aumentou 4%, sendo que abrange o efeito do pagamento único da função pública.
Destacou-se ainda a taxa de inatividade económica do Reino Unido, que entre maio e julho de 2024 se fixou nos 21,9%, portanto acima das estimativas no último ano e abaixo da percentagem registada no trimestre anterior, de acordo com o relatório publicado esta manhã pelo organismo de estatística de Terras de Sua Majestade.
“A diminuição trimestral da inatividade económica foi causada principalmente por aqueles que são inativos porque são estudantes, doentes a longo prazo ou reformados. Estas diminuições foram parcialmente compensadas por aumentos naqueles que são economicamente inativos porque são trabalhadores desencorajados (ou seja, que são elegíveis para emprego, mas desempregados e não procuram trabalho) e aqueles inativos por razões outras”, explica o ONS.
There were 857,000 job vacancies in June to August 2024, down 42,000 on the quarter and 143,000 on the year. It is still 61,000 above pre-#COVID levels, though. pic.twitter.com/m6fYlkJA2w
— Office for National Statistics (ONS) (@ONS) September 10, 2024
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com