[weglot_switcher]

Taxa de esforço para pagar renda da casa. Três cidades portuguesas no top-10 a sul da Europa

Setúbal, Faro e Évora integram uma lista que é liderada por Milão, mas onde também entram Lisboa e Porto, onde a taxa de esforço no pagamento da renda da casa é superior a Roma.
  • Setúbal
19 Abril 2021, 09h10

Um estudo divulgado pelo portal “idealista” esta segunda-feira, 19 de abril, aponta Setúbal, Faro e Évora no top-10 das cidades a sul da Europa onde a taxa de esforço das famílias para o pagamento da renda da casa é maior. De resto, a capital de distrito da região do Sado ocupa o segundo lugar com uma taxa de 40,6%.

Estes dados foram obtidos através dos preços de arrendamento de março de 2021, nas cidades de Itália, Espanha e Portugal, com uma estimativa de rendimentos líquidos familiares nesse mesmo período de tempo. Esta lista é liderada pela cidade italiana de Milão com 42,6%.

O top-3 é fechado por Vicenza com 39,6%, com Lanusei, na ilha de Sardenha, com 39,1% e Santa Cruz de Tenerife (Espanha) sendo que a cidade de Faro aparece no sexto lugar com uma taxa de esforço de 38,8%, logo seguida por Évora com 37,8%.

O top-10 conta ainda com a cidade espanhola de Almería com uma taxa de esforço de 37,3%, seguido pelas metrópoles italianas de Como (37,2%) e Prato (36,5%). Fora destas primeiras dez cidades encontram-se as capitais ibéricas de Madrid e Lisboa.

O estudo aponta para a capital espanhola uma taxa de esforço de 36,3%, com Lisboa ligeiramente abaixo com 35,8%, seguindo-se Barcelona (32,7%), a cidade do Porto com 30,8% e a capital italiana, Roma com 30,2%.

De acordo com os especialistas ouvidos pelo “idealista”, o ideal é não ultrapassar mais de um terço dos rendimentos para o pagamento das rendas aos respetivos senhorios, no entanto, em oito cidades portuguesas é superada essa fasquia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.