[weglot_switcher]

Taxa máxima dos juros dos cartões de crédito será de 15,5% no terceiro trimestre

Estes 15,5% de teto máximo que as instituições podem cobrar pelos juros (TAEG) dos cartões de crédito nos próximos três meses e traduz uma descida face aos 15,8% do atual trimestre.
  • Cristina Bernardo
4 Junho 2020, 14h16

O juro máximo que detentores de cartões de crédito vão pagar no terceiro trimestre deste ano, é de 15,5% (TAEG). O Banco de Portugal divulgou as taxas máximas para os diferentes tipos de crédito aos consumidores, que são divulgadas trimestralmente.

A taxa de juro máxima a aplicar para cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto é de 15,5%, mas também para ultrapassagens de crédito, o que significa uma descida face aos 15,8% em vigor no segundo trimestre do ano.

“Estas taxas máximas são determinadas com base nas taxas anuais de encargos efetivas globais (TAEG) médias praticadas no mercado pelas instituições de crédito no trimestre anterior, acrescidas de um quarto, não podendo exceder a TAEG média da totalidade dos contratos de crédito aos consumidores acrescida de 50%”, refere o BdP.

As restantes categorias de crédito ao consumo também beneficiam de um teto de juros mais baixo a vigorar no próximo trimestre.

Para a Locação Financeira ou ALD de carros novos a taxa máxima é de 4% e para carros usados é de 5,5%. O crédito automóvel com reserva de propriedade para carros novos tem um tecto máximo de 9,3% e para usados 12,1%.

Por fim o crédito ao consumo para Educação, Saúde, Energias Renováveis e locação financeira de equipamentos tem a taxa máxima de 6,3%.

Os restantes créditos ao consumo têm como máximo em vigor para o terceiro trimestre 12,8% (baixa face aos 13,1%).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.