[weglot_switcher]

Técnico recebe primeira edição em Portugal do concurso internacional de matemática Náboj

Náboj nasceu na Eslováquia e é uma espécie de Olimpíadas da Matemática, mas na versão coletiva. Competição promove o trabalho colaborativo entre os alunos do terceiro ciclo e do secundário.
Antoine Dautry/Unsplash
14 Março 2025, 10h30

O novo Técnico Innovation Center, do Instituto Superior Técnico recebe esta sexta-feira, 14 de março, a primeira edição em Portugal do concurso internacional de matemática Náboj.

A competição tem a duração de duas horas e disputa-se em simultâneo com várias cidades europeias.

Os países envolvidos são: Áustria, Chéquia, Estónia, Alemanha, Hungria, Irão, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Suíça e Reino Unido.

Náboj tem um formato único e colaborativo e destina-se a alunos do 3.º ciclo e ensino secundário, com um formato único e colaborativo. A prova inclui problemas ao estilo das Olimpíadas de Matemática, cobrindo áreas como Geometria, Teoria dos Números, Combinatória e Álgebra. No entanto, ao contrário das Olimpíadas, que se baseiam no desempenho individual, esta competição realiza-se em equipas de quatro ou cinco alunos. Promove o trabalho em grupo.

 Ana Rita Pires, professora da Universidade de Edimburgo, antiga aluna do mestrado em Matemática do IST e doutorada pelo MIT, com vasta experiência na organização do Náboj no Reino Unido que se encontra atualmente em Lisboa, em visita ao Departamento de Matemática do IST.

O Náboj teve início em 1998, em Bratislava, na Eslováquia. Desde então, foi crescendo para outras cidades e países: Praga (2005), Alemanha e Finlândia (2014), entre outros. Portugal junta-se este ano à competição. O nome “Náboj” significa “bala” ou “carga elétrica” em eslovaco, evocando a rapidez com que as equipas têm de agir durante a prova.

Formato da prova

*       Duração de duas horas, em simultâneo com várias cidades europeias.
*       Prova internacional, com os mesmos enunciados traduzidos para cada língua local.
*       Leaderboard em tempo real com todas as equipas participantes dos diferentes países.
*       Cada equipa começa com 6 problemas e recebe um novo problema sempre que apresenta uma solução correta.
*       Ganha a equipa que resolver mais problemas durante o tempo da prova.
*       A prova inclui cerca de 50 problemas, com dificuldade progressiva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.